Topo

Rafael Leick

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Novo museu em Londres conta história da comunidade LGBTQIA+ britânica

Aberto em 2022, o Queer Britain é o primeiro museu exclusivamente dedicado à temática queer do Reino Unido - Divulgação
Aberto em 2022, o Queer Britain é o primeiro museu exclusivamente dedicado à temática queer do Reino Unido Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

01/08/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Londres foi a cidade que me acolheu durante um intercâmbio, em 2009. Eu, bem mais jovem, pisava fora do país pela segunda vez na vida e já para morar. Dentro da minha história, foi uma jornada intensa de muitas descobertas e desafios.

Depois de 14 anos, voltar à cidade e ver de pertinho o Big Ben me trouxe muitas, muitas memórias daquele garoto que entendia tão pouco da vida, mas que tinha sonhos que não cabiam no peito. E as lágrimas não couberam nos olhos por me dar conta de tudo que me aconteceu na vida nessa quase "década e meia", graças àquela viagem.

Esse resgate para entender tudo que leva ao momento atual é também o que propõe o Queer Britain, o museu de arte e história LGBTQIA+ do Reino Unido, que fica em Londres, claro — pois coincidências não existem.

Aberto em maio de 2022 em um dos prédios da Granary Square — perto da estação King's Cross, famosa entre os fãs de Harry Potter — em parceria com uma galeria de arte local que cedeu o espaço, este é o primeiro museu exclusivamente dedicado à temática queer do Reino Unido e um dos poucos no mundo.

Além das exposições dentro do museu, antes do Mês do Orgulho, uma ativação também foi feita na região do Queer Britain - Rafael Leick/Viaja Bi! - Rafael Leick/Viaja Bi!
Além das exposições dentro do museu, antes do Mês do Orgulho, uma ativação também foi feita na região do Queer Britain
Imagem: Rafael Leick/Viaja Bi!

O pioneiro foi o Schwules Museum (Museu da Homossexualidade), em Berlim. Depois, vieram outros, como o GLBT Historical Society Museum, em São Francisco (EUA) e o Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo, que está temporariamente fechado para reforma.

O acervo fixo do Queer Britain alimenta quatro pequenas salas, que contam com obras e pedaços da história, e que se alternam de tempos em tempos, além de um porão com um espaço de eventos.

Sala principal de exposições do museu Queer Britain, em Londres  - Rafael Leick/Viaja Bi! - Rafael Leick/Viaja Bi!
Sala principal de exposições do museu Queer Britain, em Londres
Imagem: Rafael Leick/Viaja Bi!

As histórias contadas na sala principal vão da canção de protesto "Glad To Be Gay" ("Feliz por ser gay", em tradução livre) — interpretada por Tim Robinson durante o Festival Pride de Londres, em 1976 — até obras representando Oscar Wilde e um vestido da icônica drag queen Divine.

, no museu Queer Britain, em Londres - Foto Rafael Leick - Viaja Bi! - Rafael Leick/Viaja Bi! - Rafael Leick/Viaja Bi!
Oscar Wilde ganhou um canto dedicado à sua memória
Imagem: Rafael Leick/Viaja Bi!

Também são destaque os ativismos do brilhante ator Ian McKellen (nosso eterno Gandalf e Magneto) ao criar a organização Stonewall, no fim dos anos 1980; da co-fundadora da UK Black Pride, Phyll Opoku-Gyimah; de vozes que lutaram pela comunidade trans local, como Christine Burns; e de jornais e manifestos gays e lésbicos, como famoso Gay Liberation Front.

Queer Britain, em Londres - Foto Rafael Leick - Viaja Bi! - Rafael Leick/Viaja Bi! - Rafael Leick/Viaja Bi!
Vozes trans, pretas e da imprensa LGBTQIA+ são destaque no museu
Imagem: Rafael Leick/Viaja Bi!

Em outras salas, é possível conferir uma biblioteca de livros com foco queer, histórias do mundo do entretenimento, projeções de arte contemporânea de artistas queer e um mural interativo onde é possível deixar seu recado na parede.

Queer Britain: patrocínios financiando visibilidade

Criada como uma ONG, em 2018, o Queer Britain é hoje um museu privado, com entrada gratuita e mantido por patronos e patrocinadores, mas busca dar visibilidade, em sua loja de souvenirs, para pequenos produtores independentes da comunidade. Em junho, Mês do Orgulho, a visibilidade é expandida, com um mercado queer do lado de fora.

 Queer Britain, em Londres - Foto Rafael Leick - Viaja Bi! - Rafael Leick/Viaja Bi! - Rafael Leick/Viaja Bi!
Peças de ativismo controverso e memórias sobre o primeiro casamento homoafetivo compõe o acervo do museu
Imagem: Rafael Leick/Viaja Bi!

Os eventos, aliás, são um dos motores da programação do museu. Andrea Cerrato, gerente de Eventos e Experiência de Visitantes do Queer Britain, me contou, em entrevista, que o espaço no porão recebe eventos durante o ano todo mas, como em qualquer canto do mundo, é em junho que as empresas mais o buscam para parcerias com a intenção de associar suas marcas positivamente à comunidade.

Mesmo ciente do foco neste mês, ele entende que, ainda assim, o dinheiro que entra é importante para que o museu possa manter suas atividades e conseguir um espaço maior e próprio no futuro, que já está nos planos.

Uma das exposições do Queer Britain traz projeções de artistas da comunidade LGBTQIA+  - Rafael Leick/Viaja Bi! - Rafael Leick/Viaja Bi!
Uma das exposições do Queer Britain traz projeções de artistas da comunidade LGBTQIA+
Imagem: Rafael Leick/Viaja Bi!

A ideia é continuar mostrando, de forma simples, direta e intensa, toda história da comunidade LGBTQIA+ britânica, mas atingindo mais pessoas, permitindo que possam, por meio da sua experiência no Queer Britain, se transportar para o passado, entender tudo que foi conquistado ao longo dos anos até chegar aos dias atuais e conseguir compreender, verdadeiramente, o que ainda falta.

Muitas pessoas saem no Queer Britain chorando, emocionadas em conhecer e se reconhecer aqui", me afirmou Andrea.

- Foto Rafael Leick - Viaja Bi! - Rafael Leick/Viaja Bi! - Rafael Leick/Viaja Bi!
Fachada do Queer Britain, em Londres
Imagem: Rafael Leick/Viaja Bi!

E não é assim que esta história começou também para mim? O Rafael de quase 38 anos reencontrou sua versão de 24, que estava com sangue nos olhos para desbravar o mundo, para um chá da cinco bem londrino. Com todas as badaladas do Big Ben e emoção à flor da pele que tinham direito. Cheers!

@rafaleick CHORANDO EM INGLÊS Depois de mais de 13 anos, voltei a #Londres e revivi um dos momentos mais marcantes da minha vida, em que tudo mudou. E me emocionei no meio da rua perto do #BigBen. #UK #London #parliamenthouse #parliament #reinounido #inglaterra #england ♬ som original - Rafael Leick

Museu Queer Britain

Endereço: 2 Granary Square, N1C 4BH, Londres, Reino Unido
Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo, das 12h às 18h.
Entrada gratuita.

*O colunista visitou o museu a convite do Visit Britain. Todas as opiniões expressas aqui são independentes e refletem a real experiência como turista.