Séries travando? Veja se é hora de trocar o roteador; tem opções por R$ 160

Para quem gosta de maratonar séries, nada é mais irritante do que conviver com travamentos na tela da smart TV. Vários fatores podem causar esse tipo de problema, como a baixa velocidade do plano de banda larga ou instabilidades no serviço da operadora.

Há também boas chances do seu roteador antigo ser o vilão da história, ou até mesmo a distância entre ele e a TV estar atrapalhando sua diversão.

  • 2 portas LAN gigabit;
  • Entrega velocidades de até 1.200 Mpps: 867 Mbps em 5 GHz e até 300 Mbps em 2,4 GHz;
  • Controle dos pais e rede de convidados via app.
  • 4 portas LAN gigabit;
  • Entrega velocidades de até 1.200 Mpps: 867 Mbps em 5 GHz e até 300 Mbps em 2,4 GHz;
  • Controle dos pais, rede de convidados e controle de acesso via app.
  • 3 portas LAN gigabit
  • Entrega velocidades de até 1.200 Mpps: 867 Mbps em 5 GHz e até 300 Mbps em 2,4 GHz
  • Controle dos pais, rede de convidados e controle de acesso via app.
  • 4 portas LAN gigabit;
  • Entrega velocidades de até 1.900 Mpps: 1.300 Mbps em 5 GHz e até 600 Mbps em 2,4 GHz;
  • Controle dos pais, rede de convidados e controle de acesso via app.
Continua após a publicidade

O que levar em conta em um roteador?

Se você utiliza o próprio modem da operadora como roteador, saiba que essa não é uma boa escolha. Quase sempre sem antenas e destinados a várias funções simultâneas, esses aparelhos possuem alcance limitado, comprometendo a qualidade do sinal wi-fi em cômodos anexos.

O ideal é dividir as tarefas, com um roteador para a distribuição do sinal de internet, conectado por cabo ao modem padrão.

Além disso, verifique se o roteador é dual band, como boa parte das novas TVs à venda. De alcance superior, o wi-fi 2,4 GHz é menos veloz do que a frequência de 5 GHz. E quanto à velocidade, não tem segredo: quanto maior, melhor. Por outro lado, o 5 GHz perde em qualidade para a tecnologia mais antiga em ambientes com paredes e outros obstáculos físicos.

O número de portas LAN também deve ser suficiente para conectar os equipamentos que você precisa, via cabo de rede. Segundo especialistas, essa é a melhor forma de ligar a smart TV e os videogames ao roteador sem perdas e interferências no sinal de internet.

Observe ainda se essas portas aceitam velocidades superiores a 100 Mbps (gigabit), o que faz a diferença em jogos online e na hora de ver séries em resolução 4K.

Continua após a publicidade

Pelo aplicativo, os roteadores atuais ainda oferecem outras funções interessantes, como:

  • Controle dos pais, que só libera o sinal wi-fi durante um horário pré-definido;
  • Rede de convidados, mantendo a privacidade e uma senha diferente para quem não é morador;
  • E controle de acesso, que mostra se algum vizinho está usando sua rede sem autorização.

Como melhorar o sinal wi-fi

Se não for possível conectar os equipamentos via cabo, a melhor solução é deixar o roteador próximo da TV, de preferência no mesmo cômodo.

O sinal wi-fi se propaga melhor em linha direta, com o roteador instalado no ponto mais alto do ambiente.

Paulo Dal Bó, consultor na área de automação e redes há 18 anos

Nas instalações em que o roteador está perto da TV, o consumidor pode contar com a maior velocidade do wi-fi 5 GHz, principalmente se a distância dos aparelhos for de, no máximo, 6 metros e não houver obstáculos, como grossas paredes de concreto, entre eles.

George Wootton, especialista em casa conectada há 10 anos.

Continua após a publicidade

Quem estiver à procura de mais velocidade e estabilidade na propagação do sinal sem fio pode adquirir um roteador compatível com Wi-Fi 6. Mas prepare o bolso, porque esses modelos podem custar o dobro ou até o triplo do valor dos modelos convencionais.

Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol), no Telegram (monitordeofertasuol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Imagem

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes