Topo

OPINIÃO

Mauro: Achar Tite revolucionário é uma piada, vamos respeitar João Saldanha

Do UOL, em São Paulo

07/06/2021 17h04

O técnico Tite virou alvo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), enquanto recebeu elogios por outro lado como se liderasse um protesto dos jogadores da seleção brasileira contra a realização da Copa América no Brasil, ainda que não tenha se colocado publicamente contrário ao evento e nem deixado claro se a insatisfação de seus convocados seria com a competição, o comando da CBF sob Rogério Caboclo ou outra motivação.

No podcast Posse de Bola #132, Mauro Cezar Pereira afirma que é descabida a comparação de Tite a João Saldanha, como também ele ser chamado de comunista, citando que o gaúcho recebeu beijo de Marco Polo Del Nero, ex-presidente da CBF, ao ser anunciado como técnico da seleção brasileira, meses após assinar manifesto contrário ao dirigente.

"Não podemos esquecer, até lembrei isso semana passada no meu blog, ganhou o beijo do Del Nero em um momento em que ele poderia, estava com todas as cartas na mão. Quando ele foi chamado para ser técnico da seleção, ele era quase uma unanimidade, o Dunga não conseguia classificar o Brasil, o Brasil estava fora da zona de classificação e o Del Nero já estava enrolado, com o outro preso lá em Nova York, os caras da Conmebol despencando um atrás do outro, ele não podia sair do país", diz Mauro Cezar.

"Se ele dissesse, 'eu aceito a seleção, mas eu não quero nenhum contato público com dirigente da CBF', a CBF iria ter que aceitar, porque estava na mão dele, ele era a única opção, mas ele aceitou o beijo do Del Nero no rosto, a camisa com o nome da mãe do técnico em homenagem na coletiva de apresentação. Esse é o Tite, não estou aqui criticando e nem elogiando, estou só constatando. Então, achar que o Tite é um revolucionário parecido com o Saldanha, isso é uma piada de péssimo gosto, vamos respeitar o João Saldanha", completa.

O jornalista afirma que no próprio Corinthians o treinador comandou um time com salários atrasados e trabalhou durante gestões de dirigentes que levaram o clube ao seu estágio atual, de endividamento.

"Essa é a grande piada: 'Tite comunista'. O Tite é um cara que compõe, ele não compra briga. Essa diretoria que colocou o Corinthians nessa situação em que está, ele trabalhou com todos eles e sempre estava ali e tal, atrasou salário, ele convenceu jogador. Por que ele não pressionou quando atrasava salários lá no Corinthians? Ganhou um Brasileiro com salário atrasado. Foi, aliás, uma mágica que ele fez, naquela conversa de pastor dele convencer os jogadores que tinham que correr mesmo sem receber e ganhou o Brasileiro jogando bem", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.