Topo

MotoGP cancela etapa na Itália frente à pandemia do novo coronavírus

Corrida em Mugello é a oitava a deixar o calendário 2020 da categoria - Mirco Lazzari gp/Getty Images
Corrida em Mugello é a oitava a deixar o calendário 2020 da categoria Imagem: Mirco Lazzari gp/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/06/2020 19h20

A organização da etapa da Itália do Mundial de Motovelocidade anunciou hoje o cancelamento da prova em 2020 em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Originalmente marcada para o dia 31 de maio, a prova já havia sido adiada indefinidamente em 7 de abril. No entanto, em nota conjunta, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo), a Irta (Associação Internacional de Equipes de Corrida) e a Dorna Sports (detentora de direitos da MotoGP) anunciaram hoje a decisão.

"O espetacular Autódromo Internacional de Mugello nunca deixa de oferecer algumas corridas incríveis, e sempre diante de um dos públicos mais apaixonados e vibrantes da temporada. A pista sediou seu primeiro evento de MotoGP em 1976 e tornou-se um elemento permanente no calendário em 1991; em 2020, é a primeira vez em quase 30 anos que a pista da Toscana não sediará um Grande Prêmio", registrou o site oficial da categoria.

Com o cancelamento da etapa da Itália, a MotoGP perde sua oitava corrida em 2020 por causa da covid-19. Além da prova em Mugello, já haviam sido deixadas de fora as provas de Qatar, Alemanha, Holanda, Finlândia, Grã-Bretanha, Japão e Austrália.

Outras três corridas — Espanha, França e Catalunha — estão atualmente adiadas sem definição de datas. Mantida a programação atual, a temporada 2020 da motovelocidade começa em 9 de agosto, com a etapa de Brno, na República Tcheca.

"Infelizmente, não conseguimos encontrar uma solução para os problemas logísticos e operacionais resultantes do calendário pandêmico e reorganizado para permitir que visite o local nesta temporada. É uma grande perda, pois Mugello é um dos circuitos mais bonitos do mundo e estamos muito orgulhosos de chamá-lo de casa do Grande Prêmio da Itália", lamentou Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna Sports.