Topo

Em dia perfeito, Scheidt e Prada assumem liderança da star na Pré-Olímpica

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/02/2010 01h11

A dupla formada por Robert Scheidt e Bruno Prada tirou de Torben Grael e Marcelo Ferreira a liderança da Pré-Olímpica vela na classe star ao conquistar a primeira e a segunda colocação nas regatas realizadas neste sábado. A competição, que está sendo realizada no Lago Paranoá, em Brasília, define os velejadores brasileiros que receberão recursos para competir no exterior, visando os Jogos de Londres, em 2012

VELEJADORES DISPUTAM VAGAS NO TIME BRASILEIRO

  • Mauricio Val/Fotocom

    Scheidt e Prada lideram na star

  • Mauricio Val/Fotocom

    Patrícia Freitas venceu na RS:X

  • Mauricio Val/Fotocom

    Bimba obteve vaga na classe Finn

Os barcos chegaram a ir para a água na parte da manhã, mas com a chuva e a falta de vento, a prova foi interrompida e só retomada na parte da tarde, quando os ventos voltaram e mais duas provas foram disputadas.

Com um descarte, Scheidt e Prada somam 12 pontos perdidos em sete regatas. A segunda posição na competição está com Torben Grael e Marcelo Ferreira (13 pontos perdidos), seguidos por Lars Grael e Ronald Seifert (16). “O dia foi muito bom para nós, apesar das grandes dificuldades enfrentadas. O primeiro e o segundo lugares, junto com o descarte, nos devolveram a liderança, mas foi muito difícil conseguir isso", analisou Scheidt. “A primeira regata foi sensacional, com a disputa pelo primeiro lugar entre nós, o Torben e o Lars”, acrescentou.

Já na classe RS:X (prancha a vela) feminino, Patrícia Freitas garantiu a sua vaga na equipe ao ganhar as nove regatas disputadas, tendo de descartar dois primeiros lugares. “Estou muito empolgada com o meu desempenho e sinto que tenho evoluído. Pelo terceiro ano vou competir no exterior e isso dá um crescimento enorme”, comentou a atleta que estava na Olimpíada de Pequim, em 2008.

Entre os homens, Bimba garantiu a classificação ao manter o favoritismo. “Meu grande objetivo este ano é assumir a liderança no ranking mundial. Estou em segundo lugar, mas nunca estive em primeiro", comentou o atleta, que fará sua estreia europeia na temporada no Troféu Princesa Sofia, entre 27 de março a 2 de abril, na Espanha.

Pela classe 470 masculino, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen conquistaram o título por antecipação, com 7 pontos perdidos, ao venceram a oitava regata, disputada pela manhã. Por causa do bom desempenho, a dupla não disputou a outra regata do dia.

"A classificação antecipada foi muito melhor do que a gente imaginava. Agora, vamos ter tranqüilidade para treinar, com apoio financeiro da Confederação Brasileira de Vela e Motor, e sem estresse", disse Pillar

Na Laser, a situação ainda está indefinida. Eduardo Couto assumiu a ponta, com 15 pontos perdidos em nove regatas e dois descartes. Atual campeão brasileiro, Bruno Fontes, ocupa o terceiro posto (- 21 pontos), enquanto Rodrigo Carvalho Mendonça está com a vice-liderança (- 20).

Pela Laser Radial, Odile Ginaid foi o destaque ao ganhar as três regatas do dia e assumir a liderança, com 15 pontos. Com a mesma pontuação, Mônica Matschinske tem em mãos a segunda posição, seguida por Maria Hackerott (- 18). O equilíbrio também está presente na classe 49er. Após dez regatas e dois descartes, Rodrigo Monteiro/Filipe Novello e André Fonseca/Marco Grael estão empatados (11 pontos perdidos). Na classe Finn, Jorginho Zarif venceu outras duas regatas e soma 8 pontos perdidos, com o descarte de um primeiro lugar e também já está classificado.