Varane, do United, diz que concussões causaram danos permanentes ao corpo

O zagueiro do Manchester United Raphaël Varane afirmou que as concussões danificaram seu corpo ao enfatizar a importância de conscientizar os jogadores sobre os perigos do cabeceio.

O francês disse que sofreu concussão alguns dias antes de jogar na derrota da França por 1 a 0 para a Alemanha nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, assim como em seu ex-clube, o Real Madrid, quando perderam para o Manchester City no jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões de 2020.

O jogador de 30 anos se aposentou da seleção após uma carreira de 10 anos com Les Bleus, durante a qual venceu a Copa do Mundo em 2018 e foi vice-campeão quatro anos depois.

"Meu filho de sete anos joga futebol e eu o aconselho a não cabecear a bola. Para mim, isso é essencial", disse Varane ao jornal francês L'Équipe.

"Mesmo que não cause nenhum trauma imediato, sabemos que, a longo prazo, choques repetidos podem ter efeitos prejudiciais."

"Pessoalmente, não sei se viverei até os 100 anos, mas sei que danifiquei meu corpo. Os perigos das cabeçadas precisam ser ensinados em todos os campos de futebol amador e para os jovens."

Pesquisadores encontraram evidências que sugerem que o cabeceio repetitivo de bolas durante a carreira de jogador de futebol profissional está associado a um risco maior de comprometimento cognitivo, de acordo com um estudo encomendado pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA).

A FA testou a remoção do cabeceio deliberado em partidas do sub-12, e outros países, incluindo a Escócia, proibiram o cabeceio nos dias imediatamente anteriores e posteriores às partidas.

Varane acrescentou que perdeu alguns jogos do Manchester United nesta temporada devido a sintomas de concussão.

Deixe seu comentário

Só para assinantes