Topo

Bola do gol de mão de Maradona vai a leilão e deve arrecadar R$ 14 milhões

Maradona e o célebre lance da "Mão de Deus" na Copa-1986 - Arquivo/Folha Imagem
Maradona e o célebre lance da "Mão de Deus" na Copa-1986 Imagem: Arquivo/Folha Imagem

13/10/2022 10h28

A bola que esteve nos pés - e na mão - de Diego Maradona quando ele impressionou o mundo do futebol no México há 36 anos foi colocada em leilão e deve ser vendida por pelo menos 2,5 milhões de libras (R$ 14,8 milhões na cotação atual).

A bola em questão é das quartas de final da Copa do Mundo de 1986 entre Argentina e Inglaterra, na qual Maradona marcou aos seis minutos do segundo tempo ao socar sorrateiramente a bola para enganar o goleiro inglês Peter Shilton, um gol que ele disse depois ter sido ajudado pela "Mão de Deus".

Apenas quatro minutos depois, ele driblou de seu próprio campo, passando por vários jogadores da Inglaterra, para marcar um segundo gol que regularmente lidera pesquisas de mais bonito da história da Copa do Mundo.

A bola está sendo vendida pelo árbitro tunisiano Ali Bin Nasser, que apitou a partida.

"Esta bola faz parte da história do futebol internacional - parece o momento certo para compartilhá-la com o mundo", disse Bin Nasser. "Espero que o comprador esteja em condições de exibi-la ou compartilhá-la com o público de alguma outra forma", completou.

O leilão será conduzido pela Graham Budd e acontecerá em 16 de novembro, com participações online a partir de 28 de outubro.

A camisa usada por Maradona na mesma partida foi vendida por 7,14 milhões de libras neste ano.

Maradona, considerado um dos melhores jogadores de futebol do mundo, morreu em novembro de 2020, aos 60 anos.