PUBLICIDADE
Topo

Limite de idade pode ser aumentado em torneio olímpico de futebol em Tóquio

Gianni Infantino, presidente da Fifa - Attila Kisbenedek/AFP
Gianni Infantino, presidente da Fifa Imagem: Attila Kisbenedek/AFP

Brian Homewood

Zurique

03/04/2020 18h15

O limite de idade para o torneio de futebol masculino das Olimpíadas de Tóquio pode ser aumentado para que os jogadores que estavam liberados para disputá-lo em 2020 não sejam barrados após o adiamento dos Jogos para o ano seguinte, informou hoje a FIFA.

O futebol olímpico é restrito a atletas com menos de 23 anos no torneio masculino, sendo permitidos apenas três jogadores por equipe com idade superior.

No entanto, um grupo de trabalho criado pela FIFA, órgão que controla o futebol mundial, recomendou na sexta-feira que a competição permaneça aberta para jogadores nascidos em ou após 1º de janeiro de 1997, conforme planejado originalmente, disse a FIFA em comunicado.

Isso aumentaria efetivamente o limite de idade em um ano, conforme solicitado pela Coreia do Sul e pela Austrália.

Não há limite de idade para o torneio feminino.

O grupo de trabalho também recomendou o adiamento de todos os jogos internacionais a serem disputados em junho - apenas uma formalidade, já que a Euro 2020, a Copa América e as eliminatórias da Copa do Mundo naquele mês já foram canceladas devido à pandemia de Covid-19.

As recomendações ainda precisam ser aprovadas pelo Bureau da FIFA, uma versão reduzida do seu conselho.

"A FIFA também reitera que a saúde deve sempre ser a prioridade e o principal critério em qualquer processo de tomada de decisão, especialmente nesses tempos difíceis", afirmou a entidade.

Futebol