Topo

Mais de 100 pessoas protestam em Tóquio contra os Jogos de 2020

Kazuhiro Nogi/AFP
Imagem: Kazuhiro Nogi/AFP

24/07/2019 15h25

Enquanto Tóquio comemorava a contagem regressiva de um ano para as Olimpíadas de 2020, ao menos 100 pessoas se reuniram na capital japonesa hoje (24) para protestar contra a realização dos Jogos.

Entre os participantes da manifestação, havia um pequeno contingente de pessoas de Paris e de Los Angeles, sedes olímpicas de 2024 e 2028, respectivamente.

Os manifestantes argumentam que a Olimpíada deveria ser descartada em todo o mundo porque "contribuiu para a pobreza e prejudica o meio ambiente".

"Quero apelar fortemente para que a Olimpíada seja proibida não somente em Tóquio, mas em toda parte, e ela é desnecessária para os cidadãos globais", disse o manifestante Toshio Miyazaki.

Os organizadores disseram haver entre 150 e 200 pessoas no protesto, mas o número parecia mais próximo de 100.

"É importante para nós, que nos opomos à Olimpíada de 2024, vir aqui hoje para esta reunião internacional contra os Jogos Olímpicos", disse Danielle Simonnet, política parisiense que estava em Tóquio para o evento.

"Queremos mostrar nossa solidariedade aos japoneses que são contra 2020 e aos nossos amigos de Los Angeles que são contra 2028".

Ontem (23), líderes do protesto disseram em coletiva de imprensa que a Olimpíada "prejudica grupos vulneráveis" e que o dinheiro poderia ser melhor usado em outros locais.

As cifras orçamentárias mais recentes da Tóquio 2020, divulgadas em dezembro de 2018, apontaram custos totais de 12,6 bilhões de dólares, muito acima da estimativa original de pouco menos de 7 bilhões de dólares.

O governo japonês foi criticado por permitir que os custos aumentem enquanto pessoas da área devastada pelo terremoto seguido de tsunami de 2011 ainda passam dificuldades.

Na semana passada, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, defendeu o custo da realização dos Jogos, dizendo que a Paralimpíada em particular deixará um legado ao melhorar a acessibilidade para a sociedade japonesa, que envelhece rapidamente.

Os Jogos Olímpicos acontecem entre 24 de julho e 9 de agosto do ano que vem.