Topo

Tite prevê adaptação rápida de Neymar no PSG e o aponta como melhor do mundo em breve

10/08/2017 14h46

FUT-NEYMAR-TITEPREVE:Tite prevê adaptação rápida de Neymar no PSG e o aponta como melhor do mundo em breve

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Neymar, que na semana passada trocou o Barcelona pelo Paris St Germain, não deve ter problemas para se adaptar taticamente ao novo clube, segundo o técnico Tite da seleção brasileira que aposta que em breve o astro brasileiro se tornará o melhor do mundo, desde que mantenha o nível das últimas temporadas e que conte com ajuda do seu time.

O treinador brasileiro tentou, durante a convocação de 23 jogadores para os jogos pelas Eliminatórias para a Copa da Rússia de 2018 contra Equador e Colômbia, tirar o peso da polêmica transferência de Neymar para o PSG e encontrou até semelhanças táticas entre os times francês e catalão para explicar que a mudança não deve alterar a forma de Neymar jogar.

“O sistema usado pelo PSG é muito parecido com Barcelona, o 4-3-3 com 3 centrais, 2 externos e um pivô. Tem um mesmo desenho. O que muda é a característica de um ou outro atleta, mas a engrenagem é parecida em termos táticos”, avaliou Tite.

O treinador disse respeitar a decisão de Neymar de trocar de clube e que o mais importante para ele é que o jogador esteja em um lugar feliz e se sentindo bem, para realizar seu melhor trabalho.

“A transferência em termos de valores, grana e dinheiro, acho que não muda nada, porque tudo que ele podia trazer no futebol ele já tem. Ele busca novos desafios, projeção e plano de carreira. Acho que a mudança será apenas se habituar ao novo local. A essência é gostar de jogar futebol", disse Tite.

Neymar se transferiu para o PSG na semana passada em uma transação que, além de polêmica, foi a mais cara da história do futebol. A equipe francesa pagou a multa rescisória de Neymar com o Barça, que era de 222 milhões de euros.

Depois de anos no Barcelona, o atacante aceitou o desafio de deixar um passado de títulos na equipe catalã e a bem sucedida parceria com Lionel Messi e Luís Suárez, no trio que ficou conhecido como MSN.

A expectativa é que em Paris seja o “cara” da equipe e o grande protagonista do PSG. Tite aposta na força da coletividade para ajudar Neymar a se destacar.

“Protagonismo é para quem entende futebol como fato isolado ou para quem quer dar marketing ou mídia. Não precisa. O contexto forte e o conjunto forte vai ressaltar o protagonismo de alguém”, declarou.

Independente do destino e das escolhas de Neymar, Tite disse ter certeza que em breve o atacante se tornará o melhor do mundo. Ele ressaltou, no entanto, que, para chegar ao topo, Neymar precisa de ajuda coletiva de seu time.

“Os últimos três grandes atletas cotados para melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, os dois primeiros são de gerações diferentes, mas inevitavelmente ele vai chegar... mas vai depender da dele e da equipe que estiver”, avaliou.

O Brasil vai enfrentar o Equador, em Porto Alegre, no dia 31 e, depois jogará com a Colômbia, em 5 de setembro, na cidade de Barranquilla.