Topo

Amigo de meia do Irã é assassinado por celebrar derrota na Copa e ONGs se manifestam

Saedi Ezatolahi, meio-campista da seleção iraniana, era amigo pessoal de jovem assassinado no Irã - DivulgaçãoFFIRI
Saedi Ezatolahi, meio-campista da seleção iraniana, era amigo pessoal de jovem assassinado no Irã Imagem: DivulgaçãoFFIRI

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

30/11/2022 23h56

Passada a eliminação da seleção do Irã na Copa do Mundo do Qatar em virtude da derrota para os Estados Unidos na tarde da última terça-feira (29), pelo placar de 2 a 0, alguns incidentes seguem gerando repercussão no país.

O ocorrido da vez é o assassinato de um torcedor iraniano por comemorar a eliminação de seu país no Mundial do Qatar. Mehran Samak, de 27 anos, foi morto na cidade de Bandar Anzali, localizada ao noroeste da capital Teerã.

A informação partiu do Centro para os Direitos Humanos no Irã. Ainda segundo o órgão, a atitude veio das forças de segurança. Foi possível ver muitos iranianos comemorando a eliminação do país.

Após ser visto buzinando em seu carro, os policiais alegaram que era uma espécie de celebração à derrota na Copa, e, por isso, dispararam tiros contra o jovem. A informação é da ONG Iran Human Rights.

Saied Ezatolahi, meia da seleção iraniana, afirmou ser amigo e publicou uma foto junto com Samak. Ele disse, através das redes sociais: "A morte dele incendiou meu coração".

"Chegará o dia em que as máscaras cairão e a verdade será descoberta. Não é o que nós, jovens, merecemos. Isto não é o que a nossa nação merece", complementou Ezatolahi.

Uma das ações ocorreu na cidade onde Mahsa Amini foi assassinada pelo governo, gerando assim protestos em todo o país. Segundo o governo iraniano, Amini violou o código de vestimenta do país. Lá, as mulheres são obrigadas a usar véu em público. A morte da jovem desencadeou uma onda de protestos.

Qual a grande decepção da Copa do Mundo na 1ª fase?

Resultado parcial

Total de 2758 votos
58,74%
Thaier Al-Sudani/Reuters
16,68%
BSR Agency/Getty Images
5,33%
Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images
1,85%
Khalil Bashar/Jam Media/Getty Images
0,62%
Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
5,33%
Jam Media/Getty Images
11,46%
Susana Vera/Reuters