Topo

Evento de kart em homenagem a Ayrton Senna projeta expansão

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

06/07/2022 06h10

Troféu Ayrton Senna de Kart

Único evento de automobilismo do mundo que leva o nome do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, o Troféu Ayrton Senna de Kart prepara o planejamento para o próximo ano. Os organizadores estudam as datas da terceira edição, em 2023, com perspectivas de expansão.

A competição em homenagem a Senna, considerado por muitos até os dias de hoje como o maior automobilista de todos os tempos, reuniu em junho pilotos de várias idades divididos em 14 categorias. Ao todo, mais de 120 competidores participaram do evento.

Além de potencializar e fomentar o kart na América Latina ao transmitir o legado de Senna para novas gerações de pilotos, a competição também é responsável pela chegada de turistas para Araçatuba e região, um dos pontos que atraiu o apoio da Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.

Com a parceria, algumas ações foram realizadas durante o evento realizado no Speed Park, visando consolidar o Troféu Ayrton Senna de Kart junto ao público local e os turistas. A expectativa agora tanto dos organizadores quanto da Embratur é elevar ainda mais o patamar da competição, atraindo não só as cidades e estados vizinhos, mas também os demais países do continente.

O bom relacionamento entre os organizadores do evento que leva o nome do ídolo Ayrton Senna com as confederações de automobilismo de outros países, em especial os da América do Sul, e agora com o apoio da Embratur, visa atrair a presença de pilotos de outras nacionalidades, especialmente após a pandemia de Covid-19. Em 2020, antes da pandemia, pilotos de nove nacionalidades marcaram presença no campeonato, reforçando a importância de Ayrton Senna como uma referência no continente.

– O Troféu Ayrton Senna de Kart não é um evento que se limita apenas às atividades nas pistas: corrida de rua para adultos e crianças, espaço lounge com o melhor do churrasco e com shows ao vivo, fornecem uma experiência familiar única na região – explicou Thiago Pereira, medalhista olímpico de natação e um dos organizadores da competição.

O evento também ganhou relevância entre pilotos de todas as idades, comunidade local e principalmente imprensa, que cobriu presencialmente todas as atividades no Speed Park, incluindo quatro grandes emissoras de TV aberta, além de rádios e jornais digitais especializados em esportes, automobilismo e turismo esportivo.

As atividades de automobilismo começaram no meio da semana e testaram as habilidades dos pilotos no percurso no sentido horário na pista. O traçado, batizado de Ímola, teve 1.214 metros e 11 curvas no total. Os principais nomes do kartismo nacional estiveram na disputa, que se consolidou como uma das principais do calendário de provas do Brasil.

– Para nós, receber da 2Points e Speed Park a segunda edição do evento Troféu Ayrton Senna de Kart com a presença de pilotos de todo o Brasil, é a consolidação da importância do Kart e do legado do Ayrton. Este evento trabalha incentivando as pessoas e resgatando a importância do kartismo no Brasil – disse Paola Nisterhofen Santilli, head de marketing da Senna Brands.

– Além disso, é um evento que incentiva a prática do esporte para toda a família, com as corridas a pé e muitas outras atrações e entretenimento para os visitantes. O Ayrton sempre deixou claro o papel fundamental do kart em sua carreira, e queremos a cada ano fortalecer isso através deste evento, para esta nova geração.