Topo

Lula, campeão nacional por Internacional, Fluminense e Palmeiras, morre aos 75 anos

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

11/02/2022 22h11

O mundo do futebol brasileiro perdeu, na noite desta sexta-feira (11), um grande nome das décadas de 60 e 70. O ponta-esquerda Luís Ribeiro Pinto Neto, conhecido como Lula, ex-Internacional, Fluminense e Palmeiras, faleceu em decorrência de parada cardíaca aos 75 anos.

Ao longo da carreira, Lula ficou conhecido pela grande habilidade na ponta-esquerda. Além disso, sempre foi decisivo. Por conta disso, se tornou ídolo do Internacional, que chegou a prestar uma longa homenagem em seu site oficial, com falas de treinadores e detalhes de sua contratação.

Após ser campeão Brasileiro e Carioca pelo Fluminense, com números impressionantes – marcou mais de 100 gols em 376 jogos – chamou a atenção do Internacional em 1974. O Colorado, então, fez uma oferta de 1 milhão de cruzeiros, além de oferecer um salário, conforme revelado pelo próprio clube, na casa de 18 mil cruzeiros mensais. E a aposta deu resultado, visto que Lula ajudou o time gaúcho a ser bicampeão brasileiro e ainda conquista três estaduais, que, na época, eram muito mais valorizados que atualmente.

“O Internacional lamenta a partida de um dos grandes ídolos de sua história, e se solidariza com a dor de amigos e familiares. No Clube do Povo, Lula será sempre lembrado como o eterno proprietário do corredor esquerdo de ataque do Beira-Rio, setor de campo que desbravou com a maestria e agressividade que lhe eram costumeiras. Obrigado por tudo, ídolo”, escreveu o Internacional, em nota oficial ao final da longa homenagem para Lula.

Para saber tudo sobre Internacional, Fluminense e Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Se Lula foi ídolo do Internacional, isso também ocorreu no Fluminense. No Tricolor Carioca, o ponta-esquerda conquistou três campeonatos cariocas e o título do Campeonato Brasileiro de 1970, o último antes da unificação, decretada em 1970.

Com duas fotos, uma da época de Lula jogador, e outra mais atual, o Fluminense fez sua homenagem ao ponta-esquerda. Além disso, o Tricolor externou os impressionantes números do atleta: 102 gols em 376 partidas disputadas. Ao final, assim como o Internacional, a equipe do Rio de Janeiro prestou condolências aos amigos e familiares.

Além dos títulos brasileiros por Internacional e Fluminense, Lula também levantou o caneco pelo Palmeiras. Em 1967, ajudou o Verdão a se tornar campeão da Taça Brasil, reconhecida anos depois pela CBF como principal liga nacional daquela temporada.