Topo

Atacante brasileiro se destaca na base do Gil Vicente, de Portugal

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

29/01/2022 11h03

Visto como porta de entrada da Europa, Portugal é uma espécie de porto seguro para muitos atletas brasileiros. Entretanto, não existe um estudo concreto sobre a quantidade de jogadores tupiniquins que atuam em solo português. O que se sabe é que na 1ª divisão do país a soma ultrapassa 130 atletas nascidos no Brasil, o que dá uma média de sete por equipe. Mas esse estudo não leva em consideração jogadores das divisões inferiores e categorias de base, como o jovem atacante Pedro Paulo, de 15 anos, que defende o Gil Vicente.

Natural do Rio de Janeiro, o menino desembarcou em Portugal em 2007, ao lado da família, quando tinha seis meses de vida. Hoje, com 15 anos, 1.80 de altura e 78 quilos, impressiona pelo porte físico e a qualidade com a bola no pé. O jovem atleta, que deu os primeiros passos no CD Mafra, desponta como um dos destaques do Gil Vicente, no campeonato português da categoria sub-16. Com a temporada ainda no início, PP como é conhecido, soma dois gols e quatro assistências em cinco partida.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

? Venho evoluindo muito tática, técnica e mentalmente para conquistar os meus objetivos aqui em Portugal. O trabalho no Gil Vicente é muito forte e isso nos exige bastante vigor e qualidade. Acredito que o futebol português é uma das principais ligas do mundo e por isso é importante vir bem preparado desde a base. Mesmo morando em Portugal desde muito novo, sempre busco observar o futebol brasileiro para manter a ligação e ter referências ? explicou o jovem atacante.

De acordo com estudo feito em 2015, pela CBF, em número de transferências, Portugal é o país que mais importa atletas do Brasil. Ultimamente esse volume de atletas tem impactado até na convocação das duas seleções nacionais. Deco, Liédson, Pepe e recentemente Matheus Nunes são apenas alguns brasileiros que vestiram a camisa da seleção portuguesa. Pedro Paulo, que tem dupla cidadania, ainda não teve que fazer essa escolha, mas tem, em um atacante de cada país, a sua referência dentro de campo.

? Apesar de não ter visto jogar, ao vivo, o Ronaldo Fenômeno é a minha maior inspiração. A força física e a explosão na arrancada são coisas que eu busco fazer igual. Outro que busco me inspirar é o Cristiano Ronaldo, ele é um exemplo de atleta, é determinado e incansável na busca pela perfeição. Vejo como o torcedor português se identifica com ele, o Cristiano se esforça para ser exemplo e isso é muito importante ? encerrou o brasileiro.

Vale ressaltar que nos últimos anos a CBF tem montado uma verdadeira força tarefa para evitar perder jogadores para outras seleções. Com idade sub-16 Pedro Paulo pode ser chamado tanto por Filipe Ramos de Portugal como por Dudu Patetuci, técnico da seleção brasileira sub-16.