Topo

Treinador Aitor Karanka enaltece importância do controle de dados no futebol

24/06/2021 04h13

Madri, 23 jun (EFE).- O técnico espanhol Aitor Karanka, que foi auxiliar de José Mourinho no Real Madrid e dirigiu equipes inglesas como Birmingham, Nottingham Forest e Middlesbrough, destacou nesta quarta-feira a importância dos dados recebidos pelos jogadores, mas ressaltou a necessidade de filtrá-los para evitar exageros.

"Você precisa ter os dados certos e, como treinador, dar aos jogadores os dados certos, porque se você lhes der muitas informações pode ter o efeito errado", afirmou Karanka no fórum Soccerex, em Madri, durante uma mesa redonda sobre ferramentas táticas de análise de dados, como o Mediacoach, utilizado pelos responsáveis pelo Campeonato Espanhol.

O ex-jogador de Athletic Bilbao e Real Madrid considera que a maior disponibilidade de dados hoje significa que a comissão técnica tem que trabalhar mais e por mais tempo, e o treinador precisa de um bom analista que possa dar os detalhes certos.

Karanka chegou à Inglaterra em 2013 para comandar o Middlesbrough, no qual permaneceu por quase quatro temporadas. Depois disso, esteve à frente do Nottingham Forest em 2018 e 2019 e na última temporada dirigiu o Birmingham, 18º colocado entre 24 equipes na segunda divisão.

Segundo ele, quando chegou ao país, os avanços no uso da tecnologia sobre dados táticos eram significativos em comparação com a Espanha. "Mas atualmente o futebol espanhol é muito bom, e todos se atualizaram", ponderou.

O treinador espanhol explicou que, em sua experiência, aplicar dados estatísticos em vídeos é a melhor maneira de mostrar essas informações aos jogadores.

"Com os vídeos, os jogadores não têm desculpas, porque você pode dizer onde eles têm que estar, onde eles têm que entrar. Mas você tem que ser mais específico, porque eles não podem ficar na sala de vídeo por muito tempo", destacou.

A mesa redonda se concentrou na Mediacoach, um projeto que 'La Liga' começou a trabalhar há dez anos para conseguir "uma ferramenta de análise que cobrisse as necessidades de todos os clubes" e ao mesmo tempo "democratizar o acesso à informação" tática, como explicou, gerente de produto da ferramenta, Silvestre Jos.

"Queríamos oferecer as informações não apenas para os clubes, mas também para os torcedores, e a melhor maneira de fazer isso era pela TV. Orientamos as informações para incluí-las na transmissão através de gráficos que permitem ao torcedor entender o que está acontecendo no jogo", declarou Jos, que detalhou que o sistema faz parte da nova empresa 'LaLiga Tech', com a qual a associação de clubes quer servir outras competições.

O analista tático da Mediacoach, Fabio Nevado, afirmou que a equipe da ferramenta está trabalhando em novas métricas para entender o risco de lesões. A possibilidade também é oferecida ao vivo durante seus jogos com um aplicativo para tablets que pode ser usado pelo pessoal de treinamento, bem como outra medida estatística para entender o valor da posse e de cada passe.

Enquanto isso, de um dos clubes espanhóis que mais cresceu em termos esportivos nos últimos anos, o analista esportivo do Granada, Álvaro García, disse que ter esse tipo de ferramenta no mesmo nível dos grandes clubes lhes permite "aumentar as chances de vencer cada partida, além do poder do adversário".

"Ganhamos um jogo contra o Barcelona há dois meses, em parte porque tivemos as mesmas oportunidades de acesso aos dados. O passo final é como utilizar os dados durante o treinamento", comentou García, que considera ter o apoio do treinador principal um elemento fundamental para utilizar essas informações.

"Você precisa ter um treinador que acredite nisso, como Aitor (Karanka) ou nosso treinador Diego Martínez, que deixa a nossa equipe à vontade para fornecer-lhe o máximo de dados possível para tirar conclusões para estar preparado para a partida", finalizou o analista da equipe andaluza na mesa redonda do Soccerex.