Topo

Ciclista apresenta melhora após grave acidente e deve retornar para Holanda

12/08/2020 02h36

Redação Central, 11 ago (EFE).- O ciclista holandês Fabio Jakobsen, que sofreu grave acidente na semana passada, durante a Volta da Polônia, apresentou significativa melhora no quadro de saúde, segundo divulgou nesta terça-feira a equipe Deceuninck-Quick Step, por meio de comunicado.

Seis dias após ser fechado pelo compatriota Dylan Groenewegen, da Jumbo-Visma, e desabar nos metros finais da primeira etapa da prova, Jakobsen avançou na recuperação e, em breve, poderá voltar para a Holanda, de acordo com as informações da equipe que integra.

O ciclista saiu na última sexta-feira no coma induzido em que foi colocado para realizar uma cirurgia bucomaxilo-facial que durou cinco horas.

Depois disso, o holandês já movimentou braços e pernas, além de ter conseguido se comunicar com os médicos, que também descartaram problemas neurológicos importantes.

Jakobsen, que tem como principais desafios de recuperação a alimentação e a fala, por causa dos ferimentos e da cirurgia. Ainda assim, a equipe que o acompanha acredita que será possível seguir o tratamento na Holanda.

Pela queda, o ciclista sofreu graves lesões no crânio e no rosto, ao redor da órbita de um dos olhos e da mandíbula.