Topo

Conmebol anuncia datas de retornos da Libertadores e da Sul-Americana

11/07/2020 04h21

Assunção, 10 jul (EFE).- A Taça Libertadores será retomada em 15 de setembro, e a Copa Sul-Americana terá bola rolando novamente a partir de 27 de outubro, segundo anúncio feito nesta sexta-feira pela Conmebol.

Os dois torneios foram interrompidos em março devido à pandemia da Covid-19, mas a confederação sul-americana o cumprimento de protocolos de saúde e medidas preventivas para evitar a propagação do novo coronavírus.

"A aplicação rigorosa e responsável das normas sanitárias por todos os envolvidos tornará realidade o desejo de retorno do futebol, cuidando sempre da saúde de todos", declarou a organização em um comunicado.

Ainda segundo a nota, o Conselho da Conmebol determinou que as duas competições manterão o formato original, com todas as partidas previstas. Além disso, os clubes que por alguma razão relacionada à evolução da pandemia precisarem jogar como mandante fora de sua cidade ou até de seu país, poderão fazê-lo, desde que comuniquem a entidade em tempo hábil.

Nos últimos meses, a confederação ajudou os clubes participantes dos dois torneios com recursos através das associações nacionais e estabeleceu um protocolo sanitário rigoroso para evitar surtos entre as delegações.

Os cuidados incluem medidas para treinamentos, viagens e comportamento dos jogadores em campo, com proibição inclusive de cuspir no gramado e beijar a bola. Os protocolos também incluem diretrizes para evitar lesões após meses de inatividade. EFE

lb/dr