Topo

Paris divulga logo oficial dos Jogos Olímpicos de 2024

21/10/2019 17h08

Paris, 21 out (EFE).- O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, divulgou nesta segunda-feira o logo oficial do evento, uma imagem que associa dos dois ícones da competição, a medalha de ouro e a chama olímpica, com a Marianne, que representa os valores da república da França - liberdade, igualdade e fraternidade.

Pela primeira vez na história do evento, além disso, o logo será comum tanto para os Jogos Olímpicos como para os Paralímpicos.

Paris tinha apostado na Torre Eiffel como elemento de distinção da candidatura da cidade em relação às demais concorrentes. A ideia era usar um dos monumentos mais visitados no mundo para que a proposta de sediar os jogos fosse automaticamente reconhecível.

Agora, nesta nova etapa, segundo o presidente do comitê organizador, Tony Estanguet, a cidade escolheu um símbolo que mostra sua visão dos Jogos Olímpicos.

O logo, de tons dourados e brancos, tem a forma circular da medalha olímpica. No interior, a chama perfila o rosto de Marianne. "Esse rosto feminino também é uma referência à história. Em 1900, em Paris, as mulheres participaram pela primeira vez dos jogos", explicou o comitê organizador em comunicado.

Os organizadores também destacaram que o fato de escolher um mesmo logo para as duas competições mostra que o compromisso de Paris é que os Jogos Olímpicos e os Paralímpicos sejam igualmente espetaculares".

A tipografia escolhida foi inspirada no Art Déco, movimento artístico que, segundo o comitê organizador, estava em plena expansão durante os Jogos Olímpicos de 1924, também realizados em Paris. EFE