PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Liverpool e Napoli fazem confronto em dia de definições na Champions

10/12/2018 13h22

Redação Central, 10 dez (EFE).- Considerado o mais difícil desde o sorteio, realizado em agosto, o grupo C chega à rodada final nesta terça-feira completamente aberto, com um confronto direto entre Liverpool e Napoli no estádio Anfield Road e com o Paris Saint-Germain obrigado a vencer o Estrela Vermelha em Belgrado para não depender do resultado do jogo na Inglaterra.

Os outros grupos que serão encerrados nesta terça já têm algumas definições, mas ainda há algo em jogo. Tottenham e Inter de Milão brigam para acompanhar o Barcelona como os classificados do grupo B, enquanto Atlético de Madrid e Borussia Dortmund, já garantidos nas oitavas, disputam a ponta do grupo A. Já no grupo D apenas a vaga na Liga Europa ainda não está decidida.

Atual vice-campeão continental, o Liverpool está em situação difícil nesta edição da Champions. Os 'Reds' aparecem em terceiro lugar em seu grupo, com seis pontos, atrás do Napoli (9) e do PSG (8). O Estrela Vermelha tem quatro e ainda luta por uma vaga na Liga Europa, mas para isso precisa bater o campeão francês e torcer por derrota do representante inglês.

Com isso, a equipe dirigida por Jürgen Klopp precisa vencer por 1 a 0 ou por diferença de gols maior para superar o Napoli nos critérios de desempate. Há ainda a possibilidade de um tríplice empate na chave, todos com nove pontos, em caso de vitória do Liverpool e igualdade em Belgrado. Se isso acontecer, os eliminados serão os 'Azzurri'.

No jogo decisivo, os 'Reds' não terão à disposição o zagueiro Gómez nem o meia Oxlade-Chamberlain, machucados. O lateral Robertson e o atacante Mané, desfalques no fim de semana, provavelmente voltarão. Já o time italiano não contará com o zagueiro Chiriches nem o com o meia-atacante Verdi, também contundidos.

No papel, a missão do PSG é mais fácil, mas na prática a situação pode não ser bem essa. O Estrela Vermelha é o lanterna do grupo, mas ainda não perdeu em casa - empatou com o Napoli e bateu o Liverpool - e ainda sonha com Liga Europa.

Na busca pela vitória e a consequente classificação, o técnico Tomas Tuchel contará com os principais jogadores do elenco, incluindo os zagueiros brasileiros Marquinhos e Thiago Silva, o lateral-direito Daniel Alves, e o trio de ataque formado por Mbappé, Cavani e Neymar.

Outro inglês que lutará pela classificação nesta terça é o Tottenham, segundo colocado do grupo B, com os mesmos sete pontos da Inter de Milão, que leva a pior no primeiro critério de desempate, o confronto direto.

Assim, os 'Spurs' precisarão obter contra o Barcelona, líder da chave com 15 pontos e já garantido no mata-mata, no Camp Nou, o mesmo resultado que os 'Nerazzurri' conquistarem contra o eliminado PSV Eindhoven em Wembley.

Apesar de ter se colocado entre os 16 melhores antecipadamente, o Barça entrará em campo com o que tem de melhor à disposição. Há apenas duas dúvidas na escalação de Ernesto Valverde, uma no meio-campo, entre Arthur e Vidal, e outra no ataque, entre Philippe Coutinho e Dembélé, que se atrasou em duas horas para o treino deste domingo.

No Tottenham, o problema é a lateral direita. Trippier, titular da posição, vem enfrentando problemas físicos, e Aurier, reserva imediato, se machucou no fim de semana, contra o Leicester. Com isso, o jovem Walker-Peters começará jogando.

No grupo A, o Atlético de Madrid precisa vencer o Club Brugge na Bélgica para passar de fase na liderança. Os 'Colchoneros' têm 12 pontos, dois a mais que o Borussia Dortmund, que visitará o Monaco. Em caso de empate do time espanhol, os 'Aurinegros' pularão para o topo se triunfarem no principado por serem melhores no confronto direto.

Vice-campeão continental em 2004, o Monaco não têm chance sequer de ir à Liga Europa, porque soma apenas um ponto, quatro a menos que o Brugge.

Por sua vez, o grupo D já tem primeiro colocado, o Porto (13 pontos), e segundo, o Schalke 04 (8), definidos. O Galatasaray (4) depende de uma vitória sobre os 'Dragões' em Istambul para se manter em terceiro lugar e ir à Liga Europa. Caso tropece, precisará "secar" o Lokomotiv Moscou (3), que irá a Gelsenkirchen encarar os 'Azuis Reais'.

Esporte