Topo

Líder Dortmund encara Schalke no clássico da bacia do Ruhr

06/12/2018 13h24

Berlim, 6 dez (EFE).- O Borussia Dortmund, líder do Campeonato Alemão e única equipe que ainda não foi derrotada após 13 rodadas, enfrentará o Schalke 04 no próximo sábado, na Veltins-Arena, em mais uma edição do clássico da bacia do rio Ruhr.

"Voando" no primeiro terço da Bundesliga, o Dortmund soma 33 pontos, sete de vantagem para o segundo colocado, o Borussia Mönchengladbach, que puxa uma fila de times separados por um ponto, que tem também o RB Leipzig (25), o Bayern de Munique (24) e o Eintracht Frankfurt (23). Já o Schalke vem oscilando bastante e ocupa a modesta 12ª colocação, com 14 pontos.

Vem pesando a favor dos 'Aurinegros' o bom desempenho do meia Reus e do atacante Alcácer e o dedo do técnico Lucien Favre, que demonstrou grande capacidade para usar o banco de reservas e resolver jogos difíceis no segundo tempo.

Para o clássico deste fim de semana, o problema para Favre é a zaga. Zagadou, com uma lesão no pé, e Akanji, com um incômodo no joelho, são dúvidas, enquanto o meia-atacante Pulisic voltou a treinar na última quarta, após ter se recuperado de dores musculares.

Derrotado pelo Leipzig na semana passada, o Gladbach buscará a reabilitação no próximo domingo, contra o Stuttgart, para se manter na vice-liderança. O duelo acontecerá no Borussia-Park, e os visitantes também precisarão vencer, já que abrem a zona de rebaixamento, em 16º lugar, com 11 pontos.

Na terceira colocação e com o moral elevado pelo resultado obtido na rodada passada, o Leipzig visitará o Freiburg, dono da 13ª posição, no sábado, mesmo dia em que o Eintracht Frankfurt, quinto, irá a Berlim encarar o Hertha.

Nove pontos atrás do líder, o Bayern de Munique fez as contas e, segundo o técnico Niko Kovac, a diferença poderia ser de apenas três se não fossem os tropeços em adversários mais frágeis. Para não ficar ainda mais para trás, o atual hexacampeão precisa bater o Nuremberg na Allianz Arena, também no sábado.

"Parece que inconscientemente acreditamos que diante de certos adversários basta dar 80%, enquanto na Liga dos Campeões e contra adversários mais fortes na Bundesliga fazemos bons jogos", opinou Kovac.



Programação da 14ª rodada do Campeonato Alemão:.



Sexta-feira.

Werder Bremen - Fortuna Düsseldorf.

Sábado.

Bayer Leverkusen - Augsburg.

Bayern de Munique - Nuremberg.

Schalke 04 - Borussia Dortmund.

Freiburg - RB Leipzig.

Wolfsburg - Hoffenheim.

Hertha Berlim - Eintracht Frankfurt.

Domingo.

Mainz 05 - Hannover 96.

Borussia Mönchengladbach - Stuttgart.