Topo

Sob a liderança de Ferguson, técnicos se reúnem em fórum da Uefa

30/08/2017 20h44

Redação Central, 30 ago (EFE).- Alguns dos principais técnicos do futebol atual, entre eles José Mourinho (Manchester United), Zinedine Zidane (Real Madrid) e Ernesto Valverde (Barcelona), se participaram nesta quarta-feira do Fórum de Treinadores de Clubes de Elite da Uefa.

Liderado por Sir Alex Ferguson, multicampeão pelo United e já aposentado, e também pelo mandatário da confederação europeia, Aleksander Ceferin, o encontro teve também a participação de Rafa Benítez (Newcastle), Massimiliano Allegri (Juventus), Sergio Conceição (Porto), Leonardo Jardim (Mónaco), Rui Vitória (Benfica) e Louis Van Gaal, segundo informações divulgadas pela entidade.

De acordo com nota emitida pela Uefa, foram abordados temas como as chaves e os fatores do sucesso na Liga de Campeões e na Liga Europa; o retorno do futebol ofensivo, com 380 gols na última 'Champions'; arbitragem e as regras do futebol; a duração do mercado de contratações e o papel dos empresários de jogadores.

"Não há ninguém melhor na compreensão das mecânicas do jogo que quem vê tudo da lateral do campo. Com estas reuniões, buscamos o conselho do restante dos técnicos, as suas experiências em coisas que estão acontecendo no seu rol e em que podemos melhorar o futebol", comentou Ferguson ao site da confederação.

"Os treinadores querem ver um futebol melhor. Eles querem que o jogo vá no caminho correto, são profissionais muito sérios", acrescentou o embaixador de treinadores da Uefa.

Antes, pela manhã, Ceferin e Ferguson participaram de uma mesa redonda com ex-jogadores como, Leonardo, Clarence Seedorf, Peter Schmeichel, Xabi Alonso, Dejan Stankovic, David Trezeguet e Javier Zanetti. Eles trataram sobre "as regras da competição, as leis do jogo, a promoção do futebol, a formação e as atividades após o futebol", segundo o programa da Uefa.