Topo

Murray é eliminado por 50º do mundo; Federer bate Nishikori em jogo tenso

Paul Crock/AFP
Imagem: Paul Crock/AFP

Do UOL, com informações das agências EFE e AFP

22/01/2017 06h14

Número 1 um mundo, o britânico Andy Murray perdeu neste domingo para o alemão Mischa Zverev, 50º do ranking da ATP, nas oitavas de final do Aberto da Austrália e está fora do torneio no qual nunca foi campeão. Ele perdeu por 3 sets a 1, parciais de 7/5, 5/7, 6/2 e 6/4, em três horas e 34 minutos.

A derrota de Murray abre caminho para o suíço Roger Federer vislumbrar a possibilidade de tentar seu quinto título na Austrália e 18º de Grand Slam. O ex-número do mundo derrotou o japonês Kei Nishikori por 3 sets 2 (6/7, 6/4, 6/1, 4/6 e 6/3) em um jogo tenso e será o adversário de Zverev nas quartas.

Mischa, um alemão de origem russa de 29 anos, é irmão mais velho da jovem promessa do circuito Alexander Zverev, de 19 anos.

Esta é a primeira vez desde a edição 2004 de Roland Garros que os números um e dois do mundo perdem antes das quartas de final de um torneio de Grand Slam. Há dois dias, o uzbeque Denis Istomin tirou o número dois, o sérvio Novak Djokovic.

Jogo tenso para Federer

Federer x Nishikori - Dita Alangkara/AP - Dita Alangkara/AP
Imagem: Dita Alangkara/AP

Atuando apenas como 17º cabeça-de-chave em Melbourne diante da queda no ranking ocasionada pelos seis meses afastado das quadras, Federer derrubou mais um jogador melhor ranqueado em um jogo tenso.

Federer começou mal, e viu o tenista asiático abrir 4 a 0 e depois 5 a 1 no primeiro set. Nishikori então caiu de intensidade e levou a virada em 5 a 6, mas se recuperou a tempo de levar a melhor no tie-break.

A segunda parcial seguiu saque a saque até o sétimo game, em que o ex-número 1 do mundo obteve a quebra que lhe rendeu o empate no jogo. Na terceira, o japonês baixou a guarda e, depois de ter feito 1 a 0, perdeu seis games seguidos e levou um 6 a 1, ficando em desvantagem de 2 sets a 1.

Com o adversário mal fisicamente, Federer poderia ter encerrado o confronto ainda no quarto set, mas Nishikori tirou energia de onde aparentemente não havia para levar a melhor por 6 a 4 e provocar a realização da parcial decisiva.

O set decisivo ficou marcado por um momento de irritação com Roger Federer. Nishikori pediu atendimento médico quando o suíço abriu 3 games a 0, o que foi interpretado pelo ex-número um do mundo como uma tentativa de esfriar o jogo. A parada, no entanto, não tirou a concentração de Federer, que controlou a situação e caminhou tranquilamente para a vitória. 

Outros resultados do Aberto da Austrália:

- Simples masculino (oitavas de final):
Jo-Wilfried Tsonga (FRA) 3 x 1 Daniel Evans (GBR) 6/7 (4-7), 6/2, 6/4 e 6/4
Stan Wawrinka (SUI/N.4) 3 X 0 Andreas Seppi (ITA) 7/6 (7-2), 7/6 (7-4) e 7/6 (7-4)

- Simples feminino (oitavas de final):
Garbiñe Muguruza (ESP/N.7) 2 x 0 Sorana Cirstea (ROM) 6/2 e 6/3
Venus Williams (EUA/N.13) 2 X 0 Mona Barthel (ALE) 6/3 e 7/5
Anastasia Pavlyuchenkova (RUS/N.24) 2 X 0 Svetlana Kuznetsova (RUS/N.8) 6/3 e 6/3