Topo

Rússia lança processo de votação popular do mascote da Copa do Mundo de 2018

23/09/2016 15h10

Moscou, 23 set (EFE).- A Rússia lançou nesta sexta-feira o processo de votação popular do mascote da Copa do Mundo de 2018, que será decidida entre um tigre-siberiano - o grande favorito -, um lobo e um gato.

As ilustrações finais dos três animais foram revelados pela Fifa e pelo Comitê Organizador do megaevento durante um festival audiovisual em Moscou.

O público poderá escolher o mascote preferido tanto no site criado para a votação (talisman.fifa.com) como nas redes sociais Facebook e VKontakte, a mais popular na Rússia. O resultado popular será anunciado ao vivo pela televisão no dia 21 de outubro durante uma cerimônia oficial.

O tigre-siberiano é considerado o grande favorito à vitória, já que essa espécie em ameaça de extinção é um dos maiores tesouros da fauna nacional. O lobo, animal associado aos contos infantis, e o gato, aparentemente o menos cotado, seguem atrás.

Ficaram pelo caminho outros candidatos, como a ave fênix, o leopardo siberiano, o urso, um extraterrestre, um robô e um cosmonauta.

A Rússia escolheu o famoso ursinho Misha para os Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e para os Jogos de Inverno de Sochi optou pelo urso polar, o leopardo das neves e a lebre.

A Copa do Mundo de 2018, que será disputada em 11 cidades, será inaugurada no dia 14 de junho e terminará em 15 de julho no estádio olímpico de Luzhniki.