Topo

Cavendish supera Kittel no sprint e é 1º camisa amarela do Tour em 2016

02/07/2016 13h08

Saint-Marie-du-Mont (França), 2 jul (EFE).- O britânico Marc Cavendish (Dimension Data) se tornou o primeiro a vestir a camisa amarela de líder do Tour de France em 2016 ao vencer neste sábado a primeira etapa da prova, um percurso de 188 quilômetros entre Mont-Saint-Michel e Utah Beach, na comuna de Sainte-Marie-du-Mont.

O competidor da Ilha de Man conquistou a 27ª vitória em etapas do Tour graças a um sprint que o permitiu cruzar a linha de chegada com 4s de vantagem para o segundo colocado, o alemão Marcel Kittel (Etixx-Quick Step).

A etapa esteve marcada pela escapada do australiano Leigh Howard (IAM) e dos também alemães Jan Barta e Paul Voss, ambos da Bora, que em seguida foram seguidos pelo francês Anthony Delaplace (Fortuneo) e do americano Alex Howes, que foram os dois últimos sobreviventes. No entanto, a cerca de cinco quilômetros da linha de chegada eles ficaram para trás.

Uma queda no último quilômetro levou à redução do sprint, e Cavendish completou o trajeto em 4h14min05s, com Kittel logo atrás. O terceiro lugar foi do eslovaco Peter Sagan (Tinkoff), com 10s de desvantagem para o vencedor.

A segunda etapa acontecerá neste domingo e consistirá num percurso de 183 quilômetros entre Saint-Lô e Cherbourg-en-Cotentin. EFE

lmpg/dr