Topo

Joanna Jedrzejczyk ignora Cyborg em lista de melhores lutadoras da história do MMA

Ag. Fight

06/07/2022 13h34

Aposentada do MMA, Joanna Jedrzejczyk pode desfrutar do esporte sem lidar com as duras consequências de cada batalha. Em junho, em Cingapura, a polonesa se despediu da modalidade no UFC 275 com nova derrota para Zhang Weili. Na ocasião, a ex-campeã do peso-palha (52 kg) foi nocauteada no assalto inicial, porém o duro revés não apagou seu legado nos esportes de combate, tanto que a atleta se coloca na lista das melhores lutadoras da história das artes marciais mistas.

Em entrevista a canal do 'YouTube' 'The Schmo', Joanna não ficou em cima do muro e se classificou junto de Amanda Nunes, Ronda Rousey e Valentina Shevchenko como os principais nomes do esporte. Sendo assim, a ex-lutadora deixou de lado o nome de da brasileira Cris 'Cyborg', um dos principais pilares da consolidação do MMA feminino, da jogada.

De um lado, Joanna foi a atleta que mais vezes defendeu o cinturão do peso-palha do UFC, Amanda foi campeã do peso-galo (61 kg) e do peso-pena (66 kg) ao mesmo tempo, Ronda praticamente virou sinônimo do MMA feminino e Valentina dominou o peso-mosca (57 kg). Do outro, 'Cyborg' tem em seu currículo os títulos do Bellator, Invicta FC, Strikeforce, Ultimate e é a única lutadora a deter tal recorde. Mas a polonesa não se apega aos feitos da veterana.

"Eu. Ronda como número um, eu e Amanda, que se tornou a primeira campeã em duas categorias diferentes. Definitivamente. E Valentina também. Então, coloco Ronda, Valentina, Amanda e depois eu", listou a ex-campeã do UFC.

Joanna Jedrzejczyk, de 34 anos, é uma das melhores lutadoras da história do MMA. A polonesa estreou no UFC em 2014, disputou 14 lutas, venceu dez e perdeu quatro vezes. A atleta foi campeã do peso-palha da companhia e defendeu o título em cinco oportunidades. Seus principais triunfos foram sobre Carla Esparza, Cláudia Gadelha (duas vezes), Jéssica Andrade, Jessica Penne, Karolina Kowalkiewicz, Michelle Waterson e Tecia Torres.

Cris 'Cyborg', de 36 anos, é uma das lutadoras mais condecoradas do esporte e, consequentemente, é considerada por parte da comunidade do MMA uma das melhores da história. A brasileira estreou na modalidade em 2005 e possui um cartel composto por 29 lutas, sendo 26 vitórias, duas derrotas e um 'no contest' (sem resultado). Os triunfos de maior destaque da curitibana foram diante de Arlene Blencowe (duas vezes), Felicia Spencer, Gina Carano, Holly Holm, Julia Budd e Marloes Coenen (duas vezes).