Topo

Tatjana Maria vai às quartas de Wimbledon um ano após dar à luz; Jabeur elimina Mertens

03/07/2022 18h41

Wimbledon, Reino Unido, 3 Jul 2022 (AFP) - Tatjana Maria calou as más línguas: a alemã, mãe de dois filhos, se classificou pela primeira vez na carreira para as quartas de final de um torneio de Grand Slam neste domingo em Wimbledon, apenas um ano após o nascimento da segunda filha.

Aos 34 anos, a 103ª do ranking mundial eliminou a letã Jelena Ostapenko (17ª) por 5-7, 7-5 e 7-5 após se salvar em dois match points. Ela vai enfrentar na terça-feira, valendo uma vaga nas semifinais, sua compatriota Jule Niemeier, de 22 anos (97º), que derrotou na quadra central a britânica Heather Watson (109º) por 6-2 e 6-4.

Niemeier, que entrou no Top 100 em maio passado, está disputando apenas seu segundo torneio de Grand Slam.

Maria, fez sua estreia no Grand Slam inglês em 2007. Seu melhor resultado em um torneio major foi a 3ª rodada, alcançada em 2015 em Wimbledon. E ela não voltava ao All England Lawn Tennis Club desde 2019. Chegar às quartas de final este ano, após duas gestações, é uma façanha louvável.

"Muitas pessoas não acreditaram em mim porque quando você tem filhos, automaticamente as pessoas pensam: 'OK, ela teve um filho, então acabou'", disse ela. "Estou tão orgulhosa de ser mãe, é a melhor coisa do mundo", continuou a mãe de Charlotte (nascida em dezembro de 2013) e Cecilia (abril de 2021).

Das 128 tenistas inscritas este ano no quadro principal do torneio feminino de Wimbledon, apenas três eram mães: Tatjana Maria, a americana Serena Williams e a belga Yanina Wickmayer.

Williams perdeu na primeira rodada para a francesa Harmony Tan. Sua busca pelo recorde de títulos nos quatro grandes torneios continua parada em 23. Sua última vitória no Grand Slam remonta ao Aberto da Austrália de 2017, quando já estava grávida de sua filha Olympia.

Wickmayer, que deu à luz a filha Luana em abril de 2021, chegou à segunda rodada de Wimbledon, antes de perder para Ostapenko.

- Ons Jabeur vence Mertens -Também neste domingo, em um jogo muito acirrado, a tunisiana Ons Jabeur, 2ª do mundo, se classificou para as quartas de final ao vencer a belga Elise Mertens por 2 sets a 0, parciais de 7-6 (11-9) e 6-4.

Na próxima rodada, Jabeur enfrentará a tcheca Marie Bouzkova que derrotou Caroline Garcia no início do dia. As duas buscarão a primeira semifinal de Grand Slam de suas carreiras.

Perguntada se o jogo foi divertido ou estressante, Jabeur respondeu com um sorriso: "Os dois!".

Com o saque quebrado apenas duas vezes nas rodadas anteriores, ela cedeu três vezes durante esta partida com 57 erros não forçados para as duas tenistas.

"Ela é uma adversária muito boa, nunca é fácil enfrentá-la e tive que ir com tudo durante o tie-break porque não conseguia me imaginar jogando três sets contra ela", admitiu Jabeur.

Ainda invicta na grama nesta temporada, ela conseguiu vencer apertando o jogo e graças a uma potência superior à de sua adversária.

"Me preparar na grama é agradável para mim, estou gostando muito. Espero continuar minha sequência, adoro jogar na grama e espero que continue, quem sabe até a final", concluiu.

--- Jogos deste domingo do torneio de Wimbledon:

- Oitavas de final (simples feminino):

Marie Bouzková (CZE) x Caroline Garcia (FRA) 7-5, 6-2

Ons Jabeur (TUN/N.3) x Elise Mertens (BEL/N.24) 7-6 (11/9), 6-4

Tatjana Maria (ALE) x Jelena Ostapenko (LAT/N.12) 5-7, 7-5, 7-5

Jule Niemeier (ALE) x Heather Watson (GBR) 6-2, 6-4

ig/adr/hap/hpa/rbo/aam