PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Roma confia na experiência de Mourinho contra Feyenoord na final da Conference

24/05/2022 14h03

Roma, 24 Mai 2022 (AFP) - O especialista em finais europeias José Mourinho tem a chance de dar à Roma seu primeiro título continental, contra o Feyenoord da Holanda, nesta quarta-feira, na final da Liga Conferência.

"É necessário que as grandes equipes levem a sério" a terceira principal competição de clubes da Europa, diz o técnico português, que busca seu quinto título europeu depois de suas duas Ligas dos Campeões (2004 com o Porto e 2010 com a Inter de Milão) e duas duas Ligas Europa (2003 com o Porto e 2017 com o Manchester United).

"Quando a competição começou, houve algumas críticas. As pessoas viram eliminatórias sem times alemães, ingleses e espanhóis... Mas tivemos semifinais com 70 mil pessoas em Roma, estádio cheios em Marselha e Leicester. Esta competição se torna importante porque equipes como a nossa a levaram a sério", afirmou o técnico da Roma, que não conseguiu vaga na próxima Champions pelo Campeonato Italiano.

- Consolo romanista? -A Roma pode efetivamente conquistar seu primeiro troféu europeu, depois de perder as finais da Champions de 1984 e da Copa da Uefa de 1991. Isso se não contar a vitória em 1961 da Copa das Cidades com Feiras, atualmente Liga Europa.

E Mourinho pode aumentar sua galeria de títulos continentais. O português ganhou todas as finais que disputou em competições europeias (excluindo as Supercopas da Europa, as quais perdeu em três ocasiões).

"Evidentemente gostaria de ganhar para mim, mas sobretudo para os torcedores, que não vivem um momento assim há muito tempo, e pelos jogadores, para darem um primeiro passo em suas carreiras", disse o treinador.

A Itália, que deve a Mourinho seu último título europeu de clubes (em 2010 com a Inter), conta de novo com ele para terminar de forma positiva uma temporada decepcionante, sem representantes nas quartas de final da Champions e fora da Copa do Mundo de 2022.

O Feyenoord, por sua vez, disputará seu 19º jogo internacional nesta temporada, desde as rodadas prévias em julho de 2021.

O time holandês eliminou o Olympique de Marselha nas semifinais para tentar mais um título continental, depois de já ter conquistado a Copa da Europa de 1970 e a Copa da Uefa em 1974 e 2002.

A equipe conta com o artilheiro da Liga Conferência, o nigeriano de origem belga Cyriel Dessers (10 gols).

A final será disputada na Arena National de Tirana, capital da Albânia.

alu/iga/dam/cb

SOCIEDADE COMERCIAL FUTEBOL CLUBE DO PORTO

MANCHESTER UNITED

TOTTENHAM HOTSPUR

Esporte