Topo

Federação Internacional de Judô suspende Putin como presidente honorário

Vladimir Putin é faixa-preta no judô e era "Presidente Honorário" da Federação Internacional da modalidade - Mikhail Svetlov/Getty
Vladimir Putin é faixa-preta no judô e era 'Presidente Honorário' da Federação Internacional da modalidade Imagem: Mikhail Svetlov/Getty

27/02/2022 07h25

On presidente russo, Vladimir Putin, foi suspenso como presidente honorário da Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês), após a invasão lançada contra a Ucrânia. Foi o que anunciou a entidade esportiva na manhã de hoje (27).

"Devido ao conflito em curso na Ucrânia, a Federação Internacional de Judô anunciou a suspensão do status de Vladimir Putin como presidente honorário e embaixador internacional da Federação de Judô", disse a IJF em um comunicado.

Nascido em 1952, Putin começou nas lutas ainda na infância, quando tinha 11 anos. Ele praticava sambo, uma arte marcial desenvolvida durante o regime da antiga União Soviética, antes de ingressar no judô. Aos 18 anos, ele conquistou a faixa-preta na modalidade, conforme revelou em uma entrevista para a 'NPR', em 2001.

Durante sua juventude, ele foi campeão regional de judô em São Petersburgo, sua cidade natal. Fã do esporte, o político russo continuou praticando a modalidade quando adulto e é presença regular em eventos de judô.

Ele compareceu nas disputas da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. No Campeonato Mundial de Judô de 2014, que foi realizado na Rússia, ele inspirou a criação do logo da competição. O símbolo contava com um avatar de quimono, que teve como inspiração uma antiga fotografia do presidente do país.

Além disso, Putin chegou a publicar um livro sobre a arte marcial e lançar um DVD, em 2008, com o título: 'Vamos Aprender Judô com Vladimir Putin'. Em 2012, o político foi premiado pela Federação Internacional de Judô com o oitavo dan, uma das mais altas graduações da modalidade (são dez no total).

Reeleito em 2018, o atual presidente ficará no cargo máximo da Rússia até 2024, quando completará 25 anos no poder, contando o tempo em que foi primeiro-ministro do país. Ao longo do último século, apenas Josef Stálin, que esteve no comando por 31 anos, soma mais tempo que ele como autoridade máxima.