Topo

Peru empata com Equador (2-2) e Grupo B da Copa América segue indefinido

23/06/2021 21h22

Goiânia, Brasil, 24 Jun 2021 (AFP) - Mostrando personalidade e com um gol do estreante 'italiano' Gianluca Lapadula, o Peru reagiu e empatou com o Equador por 2 a 2 voltando a vislumbrar a classificação para as quartas de final no equilibrado Grupo B da Copa América em que o Brasil já está garantido na próxima fase.

A noite começou da melhor forma possível para os jogadores comandados pelo argentino Gustavo Alfaro com Renato Tapia marcando contra aos 23 minutos e Ayrton Preciado ampliando nos acréscimos (45+3). Mas a alegria da seleção 'Tri' acabou no segundo tempo com gols de Lapadula (49) e André Carrillo (54).

O Brasil segue na liderança do Grupo B com seis pontos e enfrenta nesta quarta-feira a Colômbia, que com quatro pontos, busca garantir sua passagem para a próxima fase. O Peru, também com quatro, vai disputar seu último duelo contra a Venezuela que soma dois pontos, enquanto os equatorianos, também com dois, enfrentarão os brasileiros.

- Equador marca primeiro -O Equador entrou melhor em campo nos primeiros quinze minutos, contra um time peruano que tinha dificuldades para encontrar seu jogo. Sem perigo real nas áreas, uma cobrança de falta de meia distância que parou nas mãos de Pedro Gallese foi a melhor chance no início.

Fiel à sua essência, o Equador pressionou bem e o Peru tentou tocar a bola. E aos 24 minutos, os equatorianos tiveram sua recompensa com um cruzamento rasteiro da esquerda que Tapia tentou afastar mas acabou mandando para a própria meta.

O gol pareceu despertar o Peru de sua letargia, mas foi seu adversário quem continuou chegando no ataque, mesmo sem brilhar.

Robert Arboleda cabeceou mas a bola foi parar nas mãos de Gallese. E nos acréscimos do primeiro tempo, após um cruzamento, desta vez pela direita, Preciado conseguiu desviar e aumentar para 2 a 0.

- Lapadula salva -Mas logo na primeira jogada do segundo tempo o Peru deu seu aviso de que estava vivo. O 'italiano' Lapadula estreou nesta Copa América com um gol que colocou os 'Incas' no jogo. Christian Cueva deu uma boa assitência para o jogador do Benevento que não perdoou na área.

O próprio Lapadula puxou um contra-ataque em velocidade cinco minutos depois e tocou para Carrillo, que deixou tudo igual no placar.

O duro golpe ameaçou nocautear os equatorianos e o duelo ficou mais intenso.

O Equador buscou mais o gol, mas o Peru soube reagir e garantiu um ponto importante.

--- Jogos e classificação do Grupo B da Copa América 2021:

-- Já disputados:

Colômbia - Equador 1 - 0

Brasil - Venezuela 3 - 0

Brasil - Peru 4 - 0

Colômbia - Venezuela 0 - 0

Colômbia - Peru 1 - 2

Venezuela - Equador 2 - 2

Equador - Peru 2 - 2

Classificação: Pts J V E D Gp Gc SG

1. Brasil 6 2 2 0 0 7 0 7

2. Colômbia 4 3 1 1 1 2 2 0

3. Peru 4 3 1 1 1 4 7 -3

4. Equador 2 3 0 2 1 4 5 -1

5. Venezuela 2 3 0 2 1 2 5 -3

-- Próximos jogos (horário de Brasília):

27/06 (18h00): Venezuela - Peru

27/06 (18h00): Brasil - Equador

./bds/gfe/ol/ma/aam