Topo

Uefa trabalha em "plano A, B e C" para finalizar temporada, diz presidente

Troféu da copa de futebol da UEFA Europa League antes da cerimônia do sorteio das oitavas definal da copa em Nyon, em 28 de fevereiro de 2020 - Fabrice Coffrini / AFP
Troféu da copa de futebol da UEFA Europa League antes da cerimônia do sorteio das oitavas definal da copa em Nyon, em 28 de fevereiro de 2020 Imagem: Fabrice Coffrini / AFP

28/03/2020 14h31

A Uefa não sabe quando vai reiniciar a temporada de futebol, interrompida devido à pandemia de coronavírus e está preparando uma série de planos, dependendo das circunstâncias, disse seu presidente Aleksander Ceferin neste sábado em entrevista ao jornal italiano La Repubblica.

"Ninguém sabe quando a pandemia terminará. Temos um plano A, B e C: estamos em contato com as ligas, os clubes e temos um grupo de trabalho. Devemos esperar, como todos os outros setores", disse Ceferin na entrevista.

Questionado sobre possíveis opções para retomar a temporada de futebol, o esloveno respondeu: "Reinicie no final de maio, em junho ou mesmo no final de junho. Se não conseguirmos, a temporada provavelmente terminará perdida". "Existe até uma proposta que visa encerrar esta temporada no início da próxima, que começaria um pouco mais tarde", acrescentou. "Mas não sabemos quando a pandemia terminará, não podemos ter um plano definitivo", continuou ele.

Questionado sobre possíveis opções para retomar a temporada de futebol, o esloveno respondeu: "recomeçar no final de maio, em junho ou mesmo no final de junho. Se não conseguirmos, a temporada provavelmente vai acabar sendo perdida".

"Existe até uma proposta que visa encerrar esta temporada no início da próxima, que começaria um pouco mais tarde", acrescentou. "Mas não sabemos quando a pandemia terminará, não podemos ter um plano definitivo", continuou ele.

No final de um dia de reuniões de crise na semana passada, a Uefa decidiu adiar todas as suas competições de clubes "até novo aviso", diante da disseminação do novo coronavírus.

A Liga dos Campeões e a Liga Europa foram interrompidas no meio das oitavas, enquanto a Liga dos Campeões feminina estava nas quartas de final.

Sobre o pedido de vários clubes para reduzir o salário de seus jogadores diante da crise, Ceferin simplesmente enfatizou "que não há lugar para o egoísmo nessa situação, assegurando que "muitos jogadores concordam".

"A crise também está atingindo os clubes e nada será como antes depois deste ano terrível", acrescentou, evocando possíveis modificações nas regras do fair play financeiro.

O fair play financeiro (FPF) proíbe que os clubes que competem em torneios europeus gastem mais do que ganham, monitorando de perto as injeções de capital de seus proprietários.

Nesta entrevista, o líder esloveno, que está no comando da Uefa desde setembro de 2016, fez comentários políticos sobre a União Europeia: "Estou decepcionado com a União Europeia. A Europa é dominada por regras excessivas, divididas, por isso é mais fraca. Não há solidariedade e é muito triste ".