Jogo da 1ª divisão sueca é adiado por suspeita de tentativa de manipulação
A partida entre Göteborg e AIK, dois dos principais clubes do campeonato de futebol da Suécia, foi adiada nesta quinta-feira após uma tentativa de corrupção denunciada por um jogador, anunciou a Federação Sueca de Futebol (SvFF).
"Um jogador do AIK foi procurado por alguém que se suspeita era uma pessoa que tentava manipular a partida e que ofereceu uma importante quantia de dinheiro", anunciou a federação em um comunicado.
A nova data da partida, que aconteceria nesta quinta-feira, ainda será anunciada.
"Com ameaças veladas, esta pessoa pedia que o jogador tirasse o pé do acelerador", afirma o comunicado, que não revela no nome do jogador em questão.
De acordo com o jornal Göteborgs-Posten, o diretor esportivo do IFK Göteborg, Mats Gren, informou que o jogador é o goleiro do AIK, o grego-canadense Kenny Stamatopoulos.
A SvFF, informada nesta quinta-feira, entrou em contato com a polícia, que abriu uma investigação.
"Ao tomar conhecimento da informação, não podemos garantir que a partida entre IFK Göteborg e AIK (...) seja disputada de maneira desportiva", afirmou o secretário-geral da SvFF, Hakan Sjöstrand, citado no comunicado.
"Representa um ataque muito grave contra o futebol sueco (...) Isto não aceitaremos nunca e é importante uma reação contundente", destacou.
O IFK Göteborg, segundo clube com mais títulos da Suécia, é o único time do país que venceu uma competição europeia (a Copa da Uefa - atual Europa League - em 1982 e 1987).
O time começou mal a temporada e é o 11º colocado após oito rodadas. O AIK, clube da região de Estocolmo, é sexto.
Nos últimos anos foram revelados outros casos de partidas manipuladas em benefício de apostadores na Suécia, mas nem sempre as investigações apresentaram resultados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.