Topo

Jogo da 1ª divisão sueca é adiado por suspeita de tentativa de manipulação

Inspetores de polícia sueca explicam adiamento de partida em entrevista em Estocolmo - Fredrik Sandberg/AP
Inspetores de polícia sueca explicam adiamento de partida em entrevista em Estocolmo Imagem: Fredrik Sandberg/AP

18/05/2017 07h22

A partida entre Göteborg e AIK, dois dos principais clubes do campeonato de futebol da Suécia, foi adiada nesta quinta-feira após uma tentativa de corrupção denunciada por um jogador, anunciou a Federação Sueca de Futebol (SvFF).

"Um jogador do AIK foi procurado por alguém que se suspeita era uma pessoa que tentava manipular a partida e que ofereceu uma importante quantia de dinheiro", anunciou a federação em um comunicado.

A nova data da partida, que aconteceria nesta quinta-feira, ainda será anunciada.

"Com ameaças veladas, esta pessoa pedia que o jogador tirasse o pé do acelerador", afirma o comunicado, que não revela no nome do jogador em questão.

De acordo com o jornal Göteborgs-Posten, o diretor esportivo do IFK Göteborg, Mats Gren, informou que o jogador é o goleiro do AIK, o grego-canadense Kenny Stamatopoulos.

A SvFF, informada nesta quinta-feira, entrou em contato com a polícia, que abriu uma investigação.

"Ao tomar conhecimento da informação, não podemos garantir que a partida entre IFK Göteborg e AIK (...) seja disputada de maneira desportiva", afirmou o secretário-geral da SvFF, Hakan Sjöstrand, citado no comunicado.

"Representa um ataque muito grave contra o futebol sueco (...) Isto não aceitaremos nunca e é importante uma reação contundente", destacou.

O IFK Göteborg, segundo clube com mais títulos da Suécia, é o único time do país que venceu uma competição europeia (a Copa da Uefa - atual Europa League - em 1982 e 1987).

O time começou mal a temporada e é o 11º colocado após oito rodadas. O AIK, clube da região de Estocolmo, é sexto.

Nos últimos anos foram revelados outros casos de partidas manipuladas em benefício de apostadores na Suécia, mas nem sempre as investigações apresentaram resultados.