Topo

Chelsea e Leipzig colocam liderança a prova

25/11/2016 06h33

Paris, 25 Nov 2016 (AFP) - Uma semana depois de assumir a liderança isolada dos seus campeonatos nacionais, Chelsea e Leipzig tentarão manter os perseguidos a distância neste fim de semanas, em uma rodada que promete ser animada nas principais ligas europeias.

O Chelsea disputa no sábado o clássico londrino com o Tottenham, atual vice-campeã inglês, enquanto o surpreendente Leipzig entra em campo logo na sexta-feira, contra o Freiburg, outro time recém-promovido.

Na Espanha, a rodada é uma espécie de ensaio geral para Real Madrid e Barcelona antes do grande clássico do dia 3 de dezembro, enquanto a Ligue 1 francesa terá o choque entre Lyon e PSG, os dois primeiros colocados da temporada passada.

- Barça tenta quebrar tabu em Anoeta -Ao empatar sem gols com o Málaga no último sábado, o Barcelona deixou o arquirrival Real Madrid abrir vantagem de quatro pontos na liderança, com a grande vitória por 3 a 0 no dérbi com o Atlético, em pleno estádio Vicente Calderón.

De vento em popa, o time 'merengue' tem pela frente uma rodada bastante favorável, pelo menos no papel, uma semana antes de visitar os catalães no Camp Nou.

Os comandados de Zinedine Zidane recebem no sábado o modesto Sporting de Gijón, primeiro time da zona de rebaixamento, que não vence desde o início de setembro.

Para o Barça, a missão será bem mais árdua: no domingo Messi, Neymar e companhia viajam ao País Basco para enfrentar a Real Sociedad, que vem de quatro vitórias seguidas. Para piorar, o retrospecto não é nada favorável: o time catalão não vence em Anoeta há quase dez anos, desde maio de 2007.

O único alento é o retorno de Messi, que ficou fora do duelo com o Málaga por causa de problemas intestinais, e de Suárez, que também perdeu aquela partida por cumprir suspensão.

Já o Atlético de Madri, que caiu para sexto com o revés no dérbi da capital, terá uma ótima oportunidade de se redimir, diante do vice-lanterna Osasuna, no domingo, em Pamplona.

O terceiro colocado Sevilla, que vem de uma derrota amarga em casa para a Juventus na Liga dos Campeões (3-1), terá um duelo complicado com o Valencia (16º) no sábado.

- Chelsea tenta se manter no topo -A briga pela liderança da Premier League continua acirrada, mas os 'Blues' conseguiram se isolar na ponta na última rodada, ao aproveitar tropeços de Arsenal e Liverpool.

O problema para os comandados de Antonio Conte é esse fim de semana promete ser bem mais fácil para os perseguidores, pelo menos no papel.

Manchester City e Liverpool, que têm um ponto a menos que o Chelsea, não devem ter problemas para somar os três pontos contra Burnley (12º) e Sunderland (19º), respectivamente, no início da tarde de sábado.

Ou seja, os 'Blues' já não devem ser mais líderes quando entrarão em campo no clássico com o Tottenham, que será o último jogo do dia.

O Arsenal também deve torcer por um tropeço do Chelsea antes de receber o recém-promovido Bournemouth (10º), outro adversário que não deve causar muitos problemas.

Até o Manchester United (6º) tem um jogo tranquilo pela frente, em teoria, contra o West Ham (17º), embora os comandados de José Mourinho tenham oscilado muito recentemente.

- Leipzig ameaçado pelos medalhões -O time do leste da Alemanha vive um conto de fadas parecido com o do Leicester na temporada passada na Premier League inglesa, mas sem contar com o carinho dos fãs.

O RB Leipzig é o time mais odiado da Bundesliga justamente por causa das duas iniciais antes do nome da cidade.

O clube foi criado do nada pelo gigante austríacos dos energéticos Red Bull em 2009 e subiu da quinta para a primeira divisão em sete anos. O sucesso de se baseia em um modelo econômico empresarial, diferentemente da tradição dos clubes alemães, o que provocou uma chuva de críticas e ataques por partes de torcedores e dirigentes do país.

O polêmico líder abre a rodada na sexta-feira, em duelo de recém-promovidos com o Freiburg.

O atual tetracampeão Bayern de Munique, desbancado pelo Leipzig por conta da derrota por 1 a 0 no 'Klassiker' contra o Borussia Dortmund, precisa se redimir diante do Bayer Leverkusen (9º) para não mergulhar na crise.

Na quarta-feira, os bávaros foram surpreendidos pelo Rostov (3-2) na Liga dos Campeões. O clube não sofria duas derrotas seguidas em jogos oficiais desde maio de 2015.

O presidente clube, Karl-Heinz Rummenigge, já deixou claro que vai liderar "a caça" ao Leipzig, e sugeriu até uma aliança simbólica com o arquirrival Borussia Dortmund para acabar com esse conto de fadas turbinado por energéticos.

Seu colega do Borussia, Joachim Watzke, foi ainda mais explícito: "não precisamos de um líder como esse, mas eu tiro o chapéu pela façanha esportiva".

Terceiro colocado, cinco pontos atrás do Leipzig e três do Bayern, time de Dortmund tentará seguir no embalo da vitória no 'Klassiker' e da incrível goleada de 8 a 4 sobre o Legia Varsóvia na Champions.

- Clássicos na França -Eliminado da Liga Europa nesta quinta-feira, o surpreendente Nice continua na liderança isolada da Ligue 1, com três pontos de vantagem sobre os favoritos Monaco e Paris Saint-Germain.

Mesmo sem contar com Mario Balotelli, lesionado, o time comandado pelo suíço Lucien Fabre não deve ter problemas para derrotar o Bastia (16º) em casa, enquanto seus dois perseguidores têm jogos complicados pela frente.

Em grande fase, o Monaco, que garantiu o primeiro lugar do seu grupo na Liga dos Campeões ao derrotar o Tottenham (2-1), terá a oportunidade de assumir a liderança provisória se ganhar o clássico do sul da França contra o Olympique de Marselha.

Já atual tetracampeão PSG, que arrancou um empate valioso em 2 a 2 com o Arsenal em Londres, visita o Lyon (4º), que foi vice na temporada passada e vem de três vitórias seguidas na Ligue 1.

Na Itália, a Juventus, líder disparada com sete pontos de vantagem sobre a Roma (2º), visita o Genoa (12º) no domingo, enquanto o time da capital também terá um jogo tranquilo, contra o Pescara (18º).

No sábado, o terceiro colocado Milan terá a oportunidade de dormir na liderança se derrotar o Empoli (17º).

Principais partidas deste fim de semana no futebol europeu:

--Campeonato Espanhol (13ª rodada):

- Sábado:

(13h15) Real Madrid - Sporting

(17h45) Sevilla - Valencia

- Domingo:

(09h00) Villarreal - Alavés

(13h15) Osasuna - Atlético de Madrid

(17h45) Real Sociedad - Barcelona

- Segunda-feira:

(17h45) Las Palmas - Athletic Bilbao

--Campeonato Inglês (13ª rodada)

- Sábado:

(10h30) Burnley - Manchester City

(13h00) Leicester - Middlesbrough

Liverpool - Sunderland

(15h30) Chelsea - Tottenham

- Domingo:

(12h15) Arsenal - AFC Bournemouth

(14h30) Manchester United - West Ham

--Campeonato Alemão (12ª rodada)

- Sexta-feira:

(17h30) Freiburg - RB Leipzig

- Sábado:

(12h30) B. Moenchengladbach - Hoffenheim

Colônia - Augsburg

Eintracht Frankfurt - Borussia Dortmund

(15h30) Bayern de Munique - Bayer Leverkusen

- Domingo:

(14h30) Hertha Berlim - Mainz

--Campeonato Francês (14ª rodada):

- Sábado:

(14h10) Monaco - Olympique de Marselha

(17h00) Caen - Guingamp

- Domingo:

(14h00) Nice - Bastia

(17h45) Lyon - Paris SG

--Campeonato Italiano (14ª rodada)

- Sábado:

(17h45) Empoli - Milan

- Domingo:

(09h30) Palermo - Lazio

(12h00) Genoa - Juventus

(17h45) Roma - Pescara

- Segunda-feira:

(16h00) Napoli - Sassuolo

(18h00) Inter - Fiorentina

lg