Topo

Neymar renova com o Barça até 2021

30/06/2016 18h36

São Paulo, 30 Jun 2016 (AFP) - O craque brasileiro Neymar anunciou nesta quinta-feira que acertou a renovação do seu contrato com o Barcelona por mais cinco anos, acabando com especulações sobre seu futuro.

"A NN Consultoria, empresa responsável pela gestão da carreira de Neymar Jr. comunica que o atleta, juntamente com a sua família, decidiu permanecer no FC Barcelona e renovará seu vínculo por mais cinco anos", informou a assessoria de imprensa do atacante de 24 anos em um comunicado.

O contrato inicial vencia em 2018, e o novo vínculo, até 2021 será formalizado "ainda nesta semana", explicou o texto.

"Estamos seguindo para a segunda etapa de Neymar Jr. Estamos muito felizes com decisão do Neymar Jr. e do clube catalão", explicou o pai do jogador, citado no comunicado.

Pouco antes desse comunicado ser divulgado, o próprio Neymar postou no Twitter a mensagem "muito feliz de continuar vivendo esse sonho!", ilustrado por uma foto dele mesmo com o uniforme do clube catalão, além da frase: "Visca Barça e Visca Catalunya ("Viva o Barça e viva a Catalunha).

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, já tinha anunciado mais cedo que a assinatura do novo contrato aconteceria nos próximos dias.

"Os advogados do clube e os de Neymar estão acertando os últimos detalhes", tinha afirmado o dirigente.

- Oito títulos em 3 anos -Antes da renovação ser confirmada, havia especulações de que o atacante poderia deixar o Barcelona para jogar no Paris Saint-Germain. Ele também estava na mira de outros grandes clubes, como Real Madrid, Manchester City e Manchester United.

"Leio que há muitos clubes interessados em Neymar. É normal, mas Neymar nunca disse que queria sair do Barça, pelo contrário", garantiu Bartomeu.

O craque ficou fora da Copa América do Centenário em função de um acordo entre a CBF e o clube catalão para que possa defender o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, em busca da medalha de ouro inédita, o único grande título que falta à seleção pentacampeã mundial.

Revelado no Santos, Neymar chegou ao Barça em 2013, uma contratação conturbada que levou o ministério público espanhol a processar o clube e o jogador por fraude fiscal.

A diretoria do Barça avaliou o montante da transação em 57,1 milhões de euros (40 para a família do brasileiro e 17,1 para o Santos), um valor considerado baixo pelo potencial do jovem craque.

A denúncia de um sócio do clube catalão levou a justiça espanhola a investigar o caso e avaliou que o valor real da transferência foi de 83,8 milhões de euros, incluindo vário contratos firmados paralelamente com o Santos.

Em três temporadas, Neymar marcou 85 gols com o Barça, com o qual conquistou oito títulos: foram duas Ligas Espanholas (2015 e 2016), duas Copas do Rei (2015 e 2016), uma Liga dos Campeões (2015) um Mundial do Clubes, 2015), uma Supercopa da Europa (2015) e uma Supercopa da Espanha (2013).

Existiam rumores de que pretendia deixar o clube para sair da sombra de Lionel Messi na tentativa de ser eleito o melhor jogador do mundo, mas ele preferiu manter a parecia explosiva do trio 'MSN', com o craque argentino e o uruguaio Luis Suárez.

Em janeiro, o brasileiro ficou em terceiro lugar da disputa pela Bola de Ouro.