Topo

De CR7 e Payet a... Kiraly: os destaques da Eurocopa-2016

22/06/2016 19h25

Paris, 22 Jun 2016 (AFP) - De Cristiano Ronaldo e Dimitri Payet, autores de gols surreais, a Gabor Kiraly, o goleiro 'de pijama' da surpreendente Hungria. Eles marcaram, deram assistências ou simplesmente carregaram seus respectivos times nas costas: segue a lista dos jogadores destaques da fase de grupos da Eurocopa-2016.

- Cristiano Ronaldo (Portugal) -Sua participação na Euro não começou bem: sem gols marcados nas duas primeiras partidas, incluindo um pênalti perdido. Para piorar, perdeu a cabeça com a imprensa portuguesa, jogando o microfone de um repórter num lago. Mas tudo isso não importa, porque os grandes campeões sempre voltam a brilhar. Numa partida louca e cheia de reviravoltas com a Hungria (3-3), Cristiano Ronaldo marcou dois gols e deu uma assistência, carregando nas costas sua seleção às oitavas de final. O que mais pode ser dito? Seu primeiro gol foi marcado com um toque de letra. Além disso? CR7 se tornou o primeiro jogador a marcar em quatro edições seguidas da Euro. É só isso? Por enquanto sim, mas o craque do Real Madrid, com oito gols na carreira na Euro, está a um gol de empatar com o francês Michel Platini na artilharia histórica da competição.

- Dimitri Payet (França) -Seu lindo chute no ângulo do gol romeno a poucos minutos do apito final salvou a estreia na Eurocopa de uma França paralisada pela pressão de corresponder às expectativas dentro de casa. Autor da assistência no gol de Giroud neste mesmo jogo, Payet caiu em lágrimas ao ser aplaudido de pé pelo Stade de France. Um ano após de sair do radar da seleção, depois de uma vergonhosa derrota para a modesta Albânia (1-0), o meia selou a classificação dos 'Bleus' às oitavas de final da Euro-2016 com um gol contra esta mesma Albânia (2-0). A exemplo dos torcedores do West Ham, seus companheiros de seleção têm a sorte de poder cantar: "We've got Payet (Nós temos Payet)". Agora, ele ainda tem quatro jogos na Euro para confirmar a outra afirmação da divertida musiquinha: "He's better than Zidane (Ele é melhor que Zidane)".

- Gareth Bale (País de Gales) -Chegando na Euro-2016 no embalo de um segundo título na Liga dos Campeões com o Real Madrid, Bale entrou na competição com o pé no acelerador. Na estreia, um gol de falta que ajudou os galeses a derrotar a Eslováquia (2-1). No segundo jogo, outra bela cobrança, mas que não foi suficiente para evitar a derrota para a Inglaterra (2-1). Na última partida na fase de grupos, outro gol, desta vez com bola rolando, no impressionante triunfo contra a Rússia (3-0), sinônimo de classificação histórica às oitavas de final. Três partidas, três gols e a liderança na artilharia da competição, empatado com o espanhol Álvaro Morata. "A cada vez que ele entra em campo com a camisa de Gales, ele faz sua parte", elogiou o companheiro Joe Allen.

- Andres Iniesta (Espanha) -O passar dos anos não parece afetar o maestro espanhol. Órfã de seu companheiro aposentado Xavi, Iniesta, 32 anos, é mais do que nunca o cérebro da seleção espanhola, com a qual disputa seu sexto torneio internacional. É preciso lembrar, porém, que sua atuação contra a Croácia (1-2), na última partida da fase de grupos, não foi das melhores. Antes, o meia do Barça havia dado dois verdadeiros shows nas vitórias sobre República Tcheca (1-0) e Turquia (3-0). Seu lance mais memorável na competição aconteceu contra os turcos, quando tocou seis vezes na bola antes de derrubar o ferrolho defensivo adversário com um passe magistral para Jordi Alba, que deu o gol a Morata.

- Gabor Kiraly (Hungria) -Ele nem sempre tem atuações irretocáveis, a exemplo do pênalti cometido contra a Islândia (1-1) ao sair mal do gol, mas o goleiro 'de pijama', sempre vestido com seu moletom cinza, fechou o gol contra a Áustria (2-0), ajudando a Hungria a conquistar a primeira vitória em Eurocopa desde 1964. Nesta mesma partida, Kiraly se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida de Eurocopa, aos 40 anos e 75 dias. Ele ainda terá pelo menos mais uma partida, nas oitavas de final, para aumentar por mais alguns dias seu recorde.

but-thw/gf-pgr/jcp/am/lg