Topo

Bélgica aposenta Ibra e chega às oitavas da Euro; Irlanda também avança

22/06/2016 19h38

Nice, França, 22 Jun 2016 (AFP) - Com um golaço marcado a seis minutos do fim por Nainggolan, a Bélgica garantiu sua vaga para as oitavas de final da Eurocopa ao derrotar a Suécia por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Nice, na última partida do astro Zlatan Ibrahimovic com a seleção escandinava.

Na outra partida válida pelo grupo E, a Irlanda também se classificou com gol no fim ao superar a já classificada Itália, que jogou com o time reserva, pelo mesmo placar de 1 a 0.

Com os resultados dessa última rodada, a Itália ficou com os mesmos seis pontos da Bélgica e terminou em primeiro lugar por ter levado a melhor no confronto particular (2-0).

Como 'prêmio', ganhou a tarefa ingrata de enfrentar a atual bicampeã europeia Espanha, na próxima segunda-feira, no Stade de France.

Já os belgas voltam a campo no domingo, em Toulouse, contra a Hungria, surpreendente líder do grupo F, à frente de Islândia e Portugal.

A Irlanda, por sua vez, garantiu sua vaga entre os quatro melhores terceiros colocados do torneio e enfrentará nas oitavas a anfitriã França, também no domingo, em Lyon.

"Não podemos entrar confiantes demais neste jogo, mas se jogarmos sério e fizermos um grande jogo, podemos vencer a França", declarou Robbie Brady, autor do gol da vitória irlandesa, em coletiva de imprensa.

Os jogos desta quarta-feira ficaram indefinidos até o fim e foram decididos por gols que saíram praticamente no mesmo momento.

Em Nice, no sul da França, Nainggolan anotou o gol que eliminou Ibra e companhia com uma bomba de fora da área, aos 40 do segundo tempo.

Um minuto depois, em Lille, no extremo norte do país, Brady classificou a Irlanda ao cabecear para as redes cruzamento preciso de Wesley Hoolahan, levando ao delírio uma das torcidas mais animadas dessa Euro.

Na terça-feira, Ibrahimovic anunciou que se aposentaria da seleção sueca depois dessa Euro e a despedida veio mais cedo do que esperado, com o veterano de 34 anos deixando o torneio sem ter marcado um golzinho sequer.

Uma saída amarga para o maior artilheiro da história da Suécia, que marcou 62 gols em 116 partidas com a camisa do seu país, ocupando o sexto lugar de todos os tempos a nível de seleções.

"Eu teria gostado que ele tivesse um final melhor, não acho que poderemos encontrar outro Zlatan, ele é único", lamentou o técnico sueco Erik Hamren.

- Gol anulado -"Ibrahimovic faz parte dos grande jogadores da história do futebol. Ele teria gostado de ir mais longe nessa Euro. Estamos classificados e infelizmente ele está eliminado. É um grande campeão, que ainda vai poder fazer muita coisa em competições de clubes", elogiou o meia belga Eden Hazard, do Chelsea, que deve enfrentá-lo na Premier League se os rumores de transferência do veterano para o Manchester United se confirmarem.

Contra a Bélgica, Ibra chegou a balançar as redes aos 17, quando acertou um voleio acrobático, sua marca registrada, mas o juiz anulou o gol e marcou falta do craque sueco.

Faixa preta de Taekwondo, o atacante levantou o pé muito alto para pegar a bola e quase acertou a cabeça de Alderweireld.

Do lado belga, Kevin De Bruyne criou os principais lances de perigo.

O primeiro foi aos 25 do primeiro tempo, quando chutou para a defesa do goleiro Isaakson, na conclusão de uma grande jogada de Hazard, o outro craque dos 'Diabos Vermelhos'.

Aos 20 da etapa final, KDB esbarrou mais uma vez no paredão sueco, em chute de longa distância.

Oito minutos depois, o meia do Manchester City deu um passe açucarado para Lukaku, que perdeu o duelo cara a cara com Isaakson.

O goleiro de 34 anos acabou cedendo aos 40, sem a participação do craque dos 'Citizens'. Quem iniciou a jogada foi Hazard, que arrancou pela esquerda driblou um marcador e rolou para o volante Nainggolan soltar um canudo, antecipando a aposentadoria de Ibra com a seleção sueca.

Emocionado, o craque saiu de campo de cabeça erguida, saudando sua torcida. Enquanto isso, os fãs belgas não perderam a oportunidade de provocá-lo, ao cantar "Bye-bye Ibrahimovic!", usando a melodia do hit "Go West", da banda Pet Shop Boys.