Topo

Beckenbauer é punido por não colaborar com investigação da Fifa

17/02/2016 19h51

Paris, 17 Fev 2016 (AFP) - Lenda viva do futebol alemão, Franz Beckenbauer levou uma advertência e foi multado em 7.000 francos suíços (6.350 euros) pela comissão de ética da Fifa por não colaborar com uma investigação interna da instância.

A câmara de julgamento do comitê de ética acusa o 'Kaiser' de "não ter cooperado com uma investigação sobre a atribuição das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, apesar de repetidos pedidos de ajuda".

Beckenbauer já havia sido suspenso por 90 dias em junho de 2014, por conta da relutância em colaborar com a investigação interna do ex-procurador americano Michael Garcia sobre o mesmo caso.

Garcia acabou pedindo demissão, em dezembro do mesmo ano, inconformado com o fato da comissão de ética se recusar a divulgar seu relatório na íntegra.

A suspensão de Beckenbauer foi cancelada depois de duas semanas, mas a comissão de ética anunciou em outubro do ano passado que abriu um novo expediente contra o alemão, que era membro do comitê executivo da Fifa no momento em que Rússia e Catar foram escolhidos como sedes das Copas de 2018 e 2022, respectivamente.

A nota oficial emitida nesta terça-feira pela Fifa deixa claro que "a punição não diz respeito a assuntos relativos à atribuição da Copa do Mundo de 2006 à Alemanha", caso pelo qual o ex-craque está sendo investigado pela federação alemã (DFB).

Beckenbauer, de 70 anos, é acusado de corrupção por conta de um pagamento controverso de 6,7 milhões de euros à Fifa, com suspeitas de que esse valor tenha servido para garantir a Alemanha como sede da Copa-2016.

Essas suspeitas levaram o ex-presidente da DFB, Wolfgang Niersbach, a renunciar ao cargo.

Campeão da Copa do Mundo em 1974, como jogador, e 1990, como treinador, o 'Kaiser' admitiu ter ido "ao limite" das possibilidade para que seu país possa organizar a competição, mas negou todas as acusações de corrupção.