Dia 13 do Pan 2023: Com seis ouros, Brasil dispara no quadro de medalhas

O Brasil ficou seis vezes em primeiro lugar ao longo do dia nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, e o país aumentou a distância para Canadá e México no quadro de medalhas.

A equipe verde e amarela conquistou dois ouros na ginástica rítmica e no atletismo. Houve topo do pódio ainda no triatlo e no wrestling. Com isso, o Brasil chegou a 145 pódios no Pan 2023, com 46 medalhas de ouro, 53 de prata e 46 de bronze.

Vale por três

A primeira conquista do Brasil no dia aconteceu no triatlo, com Miguel Hidalgo, em prova emocionante. Na corrida, sua especialidade, o brasileiro imprimiu um bom ritmo e logo começou a disputar lugar no pódio. Na reta final, Hidalgo, o americano Matthew Elroy e o mexicano Crisanto Grajales duelaram pelo topo do pódio, e o integrante do Time Brasil levou a melhor.

Com força!

No wrestling feminino até 68 Kg, a brasileira Giullia Penalber conquistou a medalha de ouro ao vencer a canadense Hannah Taylor por 7 a 6.

Antes da celebração, houve um momento de tensão. Ao fim do tempo, o placar mostrava empate em 6 a 6, e depois de análise, a arbitragem confirmou a vitória da brasileira.

Imagem
Imagem: Alexandre Loureiro/COB

Corrida para o ouro

O Brasil levou dois ouros no atletismo: nos 200m masculino e no revezamento 4x100m masculino. Renan Gallina, de apenas 19 anos, faturou os dois.

Continua após a publicidade

O jovem sobrou na prova dos 200m e chegou ao topo do pódio. Pouco depois, a equipe formada por Rodrigo Nascimento, Erik Cardoso, Felipe Bardi e Gallina foi a campeã no revezamento.

Nos 200m feminino, a brasileira Ana Carolina de Jesus ganhou a medalha de bronze após um tempo de 23s52.

Imagem
Imagem: Wagner Carmo / CBAt

Vitória com ritmo

Na ginástica rítmica, Bárbara Domingos se tornou a primeira brasileira a ganhar uma medalha de ouro individual na modalidade nos Jogos Pan-Americanos.

Ela, que já tem vaga olímpica, venceu a competição que Evita Griskenas, dos Estados Unidos, foi prata, e a também brasileira Maria Eduarda Alexandre, de 16 anos, foi bronze.

Continua após a publicidade

O Brasil conquistou ainda o ouro no conjunto e recuperou o topo do pódio. Com cinco títulos consecutivos, a equipe verde e amarela tinha ficado com o bronze em Lima-2019.

Imagem
Imagem: Miriam Jeske/COB

Dueto de bronze

O Time Brasil ainda conquistou a medalha de bronze no dueto estilo livre, no nado artístico, com Laura Miccuci e Gabriela Regly.

Semifinal definida

No basquete masculino, o Brasil venceu Porto Rico por 72 a 69, em um duelo de tirar o fôlego, fechou a fase de grupos na liderança e vai enfrentar a Venezuela na semifinal, amanhã, às 20h.

Continua após a publicidade

Vento para Paris-2024

O Brasil garantiu mais quatro vagas olímpicas na vela na raia de Algarrobo. Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX, e Samuel Albrecht e Gabi Nicolino, na Nacra 17, avançaram para a regata medalha e garantiram, antecipadamente, a classificação para Paris.

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Deixe seu comentário

Só para assinantes