Topo

Ex-namorada de jogadora de vôlei que apoiou Bolsonaro também é atleta

Ana Beatriz Silva Correa, a Bia, central da seleção de vôlei e do Kuzeyboru, da Turquia - Reprodução/Instagram
Ana Beatriz Silva Correa, a Bia, central da seleção de vôlei e do Kuzeyboru, da Turquia Imagem: Reprodução/Instagram

Bruno Menezes

Do UOL, em São Paulo

25/10/2022 15h26

Após rebater a ex-namorada Natália Zílio, a central Ana Beatriz Correa afirmou com exclusividade ao UOL Esporte que "respeita as decisões da ex e que sempre terá carinho por tudo que tiveram". A fala veio depois de Ana ter ironizado a fala de Natália —que disse que sua homossexualidade foi uma fase— nas redes sociais. O ex-casal jogou junto no Scandicci, da Itália, onde foi campeão invicto da Challenge Cup, em março desse ano.

A fala de Natália aconteceu quando ela manifestou apoio ao candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Seguidores lembraram falas homofóbicas do atual presidente, a exemplo de uma piada com ex-ministros da Defesa e quando falou 'Joãozinho seja Joãozinho a vida toda', e questionaram o apoio da atleta. Na ocasião Natália disse: "Sou hétero. Tive uma experiência, mas vi que não era o que eu queria para a minha vida".

Atualmente no Kuzeyboru, da Turquia, Ana Beatriz não deixou a fala passar batido. No Twitter, disse: "Turma! Quem tem dó é piano! Podia ser amor, mas foi só experiência! Chamaaa (sic)" e "Vcs gostam de uma fofoca né? Mas o segredo da cura, só provando para saber".

Vale lembrar que OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou o homossexualismo — como o termo era usado — (o sufixo "ismo" refere-se a doença na medicina) da 10ª edição da CID, sigla em inglês para Classificação Estatística Internacional de Doenças, em 1990. Ou seja, não existe cura para algo que não é uma doença.

Procurada pelo UOL Esporte, Ana Beatriz contemporizou: "Que ela seja feliz da forma que for melhor para ela", disse. Sobre a questão política, a atleta preferiu não se pronunciar.

"Cada um tem o direito de ser livre e viver o que quiser, se ela viveu essa experiência comigo e viu que não era o que ela queria para a vida dela, então que ela seja feliz da melhor forma, com alguém que faça muito bem pra ela, porque ela merece!", completou.

Paulista de Sorocaba, Ana Beatriz começou no vôlei em 2006, no antigo Finasa Osasco, e no ano seguinte já estava na seleção de base do Brasil, onde ganhou o Campeonato Sul-Americano Infanto Juvenil de 2008, e o mundial da categoria em 2009, na Tailândia. Bia também ganhou ouro nos Campeonato Sul-Americano Juvenil nos anos de 2008 e 2010, respectivamente no Peru e Colômbia, e foi medalhista de prata no Mundial Juvenil de 2011 no Peru e de bronze no México.

A primeira convocação para a seleção principal veio em 2013, com o técnico José Roberto Guimarães. Com a amarelinha, a atleta foi campeã do Grand Prix de 2017 na China, sendo considerada a melhor central do torneio, e do Campeonato Sul-Americano no mesmo ano na Colômbia. Além disso, Bia também foi a melhor central na Liga das Nações de 2019, disputada em Nanquim, na China.

No Brasil, além do Osasco, Bia defendeu as cores do Sollys/Osasco, do Sesi-SP e Vôlei Nestlé Osasco. Entre os principais título no país, Bia sagrou-se campeã da Copa do Brasil em 2014, Superliga Feminina na temporada 2011/2012, Campeonato Paulista em 2016, e duas Copas São Paulo, em 2012 e 2013.

Nas redes, Ana Beatriz adota um perfil descontraído, onde recentemente publicou um pouco de sua rotina na Turquia:

Ainda sobre Natália, ela completou dizendo: "Só quero que as pessoas saibam que, mesmo ela dando a declaração dela, eu sigo tendo um carinho enorme pelo que vivemos e querendo sempre o melhor para ela."