Topo

Youtuber lota carro de figurinhas da Copa e viraliza: 'juntou uma multidão'

Enaldinho, influenciador, com a sua Porsche repleta de figurinhas da Copa - Reprodução/Instagram
Enaldinho, influenciador, com a sua Porsche repleta de figurinhas da Copa Imagem: Reprodução/Instagram

Karina Merli

Do UOL, em São Paulo

24/10/2022 04h00

Enaldinho é um dos principais influenciadores do público jovem. De Minas Gerais, o jovem de 24 anos acumula mais de 8 bilhões de visualizações em seu canal no YouTube.

Torcedor do Atlético-MG desde criança, foi nesta fase que também teve o seu primeiro contato com um álbum de Copa do Mundo. Isso ocorreu em 2006. "Foi o primeiro álbum que eu completei e colecionei. Eu era bem novinho", relembra.

A partir de então, começou a fazer disso uma rotina. Além dos exemplares da Copa, Enaldinho começou a comprar os do Campeonato Brasileiro. Mas foi somente neste ano que, de fato, isso se tornou um hobby.

Do brasileiro ao mais raro do mundo

Há aproximadamente um mês, o influenciador gravou a sua saga para completar o álbum do Mundial. O objetivo era completá-lo em 24 horas. Entre gastar R$ 4 mil e algumas trocas, Enaldinho garantiu o feito.

Até agora, o vídeo acumula 10 milhões de visualizações. Ao final da tarefa, ele achou que poderia fazer mais. "Descobri que tinham as figurinhas lendárias [as douradas]. Falei: 'Quero completar as lendárias também'. Fui atrás delas".

A partir de então, foi um caminho sem volta. Ao completar o novo desafio, o youtuber então conheceu os álbuns produzidos em outros países. Hoje, ele acumula exemplares de México, Estados Unidos e Suíça. Este, por sua vez, é considerado um dos mais raros pelos colecionadores.

"Desde 2018, ele é considerado assim, porque é um álbum bem diferente dos nacionais", explica. Para adquirir o álbum precisou desembolsar cerca de R$ 7 mil, além das taxas cobradas no país. Chegou perto de completar, faltando apenas uma figurinha.

Ciente da dificuldade que encontraria, resolveu buscar por colecionadores como ele e os encontrou. Em meio à saga, foi colecionando também amizades e constatou que "eu sou maluco, mas tem uma galera que é mais maluca ainda do que eu".

O álbum dos EUA, por sua vez, tem outra peculiaridade: as figurinhas são ranqueadas com base nas cores, variando entre branco, azul, vermelho e verde. Além disso, respectivamente nessa ordem, encontrar um exemplar com uma moldura na tonalidade fica também cada vez mais raro.

Ao completar o álbum dos Estados Unidos, sem grandes preocupações, Enaldinho quer fazer isso usando somente as figurinhas na cor azul.

Porsche também entrou na brincadeira

Após ser convencido por pessoas da sua equipe, o influenciador resolveu então colar as figurinhas que tinha em seu Porsche. Com a ajuda de amigos e outros funcionários, o veículo foi coberto por cola e rostos de atletas, depois de cerca de seis horas.

Ao final do feito, foi a hora de desfilar com o carro. O sucesso foi garantido. "A galera do nada via um Porsche na rua e pensava 'nossa, Enaldinho tem Neymar Dourado', pior que tinha mesmo um colado no carro. Todo mundo gritava e tirava foto".

Ao chegar em um local repleto de crianças, as figurinhas não passaram despercebidas. "O pessoal começou a arrancar as figurinhas loucamente do carro também. Juntou uma multidão em volta", relatou o influenciador.

Copa do Mundo e teoria 'aleatória'

Questionado sobre as seleções favoritas ao título, Enaldinho confessou que tem a sua própria teoria. Para ele, a primeira equipe que é completada consagra-se campeã. Curiosamente, desta vez, foi a França, apontada como potencial vencedora.

Crenças à parte, a torcida para o Brasil é grande. "Se Deus quiser, o Brasil ganha". No seu entender, Neymar e Vinícius Júnior podem fazer a diferença. Por outro lado, ele torce para que o camisa 10 não sofra o mesmo que ocorreu na Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Inclusive, o youtuber viu isso de perto no Galo. "Foi o caso do Arana, inclusive. Ele machucou, não vai mais para a Copa, já fiquei balançado".

Em contagem regressiva para o Mundial, maior que o temor de não ver o hexa é o final do torneio. "Estou até com medo de quando acabar, vou até sentir um vazio depois", brincou.