Topo

Jogador russo da NHL é obrigado a se alistar para ir à guerra na Ucrânia

Ivan Fedotov enquanto defendia o CSKA, da Rússia - Reprodução/Instagram
Ivan Fedotov enquanto defendia o CSKA, da Rússia Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/07/2022 16h00

Em meio à guerra na Ucrânia, o goleiro Ivan Fedotov, que recentemente assinou com o Philadelphia Flyers, da NHL, foi preso e obrigado a se alistar à força no exército russo. De acordo com informações divulgadas pela imprensa europeia, o atleta foi cercado por policiais a paisana na última sexta-feira (1) enquanto estava em São Petersburgo e colocado em uma van.

Fedotov assinou com o Philadelphia Flyers em maio deste ano depois de jogar pelo CSKA, uma das principais equipes de hóquei na Rússia. Neste ano, o jogador participou da campanha da seleção russa que terminou com a medalha de prata nos jogos olímpicos de inverno, em Pequim.

O CSKA, sua ex-equipe, tem ligações diretas com o exército russo. Por este motivo, a prisão e o alistamento obrigatório de Fedotov têm sido vistos como uma espécie de 'vingança', uma vez que o jogador estava deixando o país para ir jogar na NHL. De acordo com uma fonte entrevistada pelo veículo 'Fontanka', existem motivos que fazem considerar Ivan Fedotov um evasivo do exército e, por este motivo, a decisão foi tomada.

O gerente geral do Philadelphia Flyers se manifestou sobre o assunto através de um comunicado. Ele disse: "Estamos cientes dos relatórios e estamos investigando a situação. Não temos mais comentários no momento".

A imprensa europeia afirma que não há informações sobre o paradeiro de Fedotov, que não é visto desde quando foi cercado pelos policiais em São Petersburgo.