Topo

'Eu queria o jeito dele': Série da WSL mostra relação entre Medina e Yasmin

Gabriel Medina e Yasmin Brunet, ainda como casal, em série de surfe da Apple TV+ - Reprodução/Make or Break/Apple TV+
Gabriel Medina e Yasmin Brunet, ainda como casal, em série de surfe da Apple TV+ Imagem: Reprodução/Make or Break/Apple TV+

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

06/05/2022 04h00

A Apple TV+, serviço de streaming da Apple, lançou no último dia 29 de abril a série documental 'Make or Break: na crista da onda', que conta com sete episódios e dá acesso aos bastidores das vidas dos melhores surfistas do planeta enquanto eles lutam pelo título mundial do Championship Tour (CT) da Liga Mundial de Surfe (WSL, em inglês).

E você consegue adivinhar qual o principal personagem da série? Se chutou Gabriel Medina, atual campeão e dono de três títulos mundiais, acertou. O curioso, porém, é que, como a série acompanha especialmente a edição de 2021 do torneio, o surfista natural de Maresias aparece a maior parte do tempo com a sua ex-mulher, Yasmin Brunet, de quem se separou em janeiro desse ano.

A modelo passou a ser a principal companhia de Gabriel Medina no circuito —além do técnico Andy King— depois que o surfista se afastou de sua família, principalmente da mãe Simone e do padrasto Charles Saldanha. As relações ficaram conturbadas após o casamento entre Gabriel e Yasmin, que aconteceu em dezembro de 2020, com uma cerimônia discreta no Havaí.

Yasmin Brunet e Gabriel Medina em série documental da WSL, Make or Break - Reprodução/Make or Break/Apple TV+ - Reprodução/Make or Break/Apple TV+
Imagem: Reprodução/Make or Break/Apple TV+

E uma das primeiras aparições do casal na série da WSL é justamente no dia em que eles se tornaram marido e mulher. Acompanhados de outros surfistas da elite como os australianos Tyler Wright e Morgan Cibilic e o norte-americano Conner Coffin, Gabriel e Yasmin aparecem sorridentes horas depois do casório numa casa de um dos patrocinadores dos atletas.

"Vou beber uma cerveja, hoje eu posso", brinca Gabriel Medina antes de contar a novidade para os demais surfistas. "Essa manhã, eu e a Yasmin nos casamos", diz. "Os corações de todas as meninas do Brasil se quebraram, a não ser por um", brinca um dos atletas presentes na casa.

Em meio aos parabéns dos colegas, Medina dá mais detalhes de como tudo aconteceu. "Pedi ela em Waikiki [bairro de Honolulu, capital do Havaí], uma semana atrás", afirma. "Mais uma vitória que eu lembrarei pra sempre", brinca o brasileiro, até então 'apenas' bicampeão mundial.

"Acham que vou acabar com a carreira dele"

Depois disso, a série mostra diversos momentos de alegria do casal e, em seguida, foca justamente no racha de Medina com a família após o casamento. "Algumas pessoas acham que vou acabar com a carreira dele, que ele vai perder o foco", comenta Yasmin.

"Toda minha vida eu viajei, treinei e vivi da maneira que meus pais queriam, era minha zona de conforto. Eu quero minha casa, meu carro, pagar minhas contas, ter minha esposa. Mas não ter meus pais comigo é muito difícil", diz Medina. "É difícil sair da zona de conforto. É mais chance de dar errado do que dar certo. Mas estou muito feliz de ter alguém como ela do meu lado", acrescenta.

Minha vida toda eu viajei, treinei, vivi com minha família. 2021 eu fiz uma grande mudança. Parei de viajar com meus pais e agora viajo com minha esposa, tenho o Andy como técnico. Isso tudo é novo para mim.

"As pessoas não sabem o que realmente acontece", diz Medina sobre as fofocas sobre a sua vida pessoal.

Com o foco ainda em momentos de descontração do casal, Yasmin vira para Gabriel e comenta: "Eu queria ter o jeito dele de pensar. Ele é tão centrado", diz a modelo. "Desde que você seja feliz, já é o suficiente", complementa Medina.

Yasmin é presença constante no documentário, e é com quem Medina compartilha sentimentos antes de cair na água em baterias decisivas, como antes da final da etapa de Narrabeen, na Austrália. "Sabe o que acho que você tem que fazer? Só 'for fun' [por diversão, em português]. Como se você estivesse no freesurf", sugere a modelo.

No dia do WSL Finals, que define quem vai ser o campeão da temporada, Medina aparece mais calado, sem conversar muito e concentrado em ouvir sua música antes dos momentos decisivos do Tour. "Vencer esse ano significa tudo para ele. Significa que ele fez a escolha certa...", comenta Yasmin. "Dentro de mim, eu quero saber se consigo fazer tudo por minha conta", revela Medina.

"Hoje conheço meu pai de verdade"

Um dos momentos mais tocantes da série é quando Gabriel Medina aparece conversando por videochamada com o pai biológico, de quem esteve afastado por muitos anos. Com um empurrão de Yasmin, a reconciliação aconteceu naturalmente após o afastamento de Simone e Charlão.

"Muita coisa não era verdade. E hoje eu conheço meu pai de verdade e quero poder ficar mais com ele", diz Medina, emocionado.

Emoção com o novo técnico

Gabriel Medina conversa com seu técnico, Andy King - Cait Miers/World Surf League via Getty Images - Cait Miers/World Surf League via Getty Images
Imagem: Cait Miers/World Surf League via Getty Images

A relação entre Gabriel Medina e seu novo técnico, Andy King, que assumiu o lugar deixado pelo padrasto Charlão, é outro ponto forte da série. O australiano Mick Fanning conta, inclusive, que foi convidado por Gabriel para trabalhar como seu técnico. Fanning, então, indicou Andy, com quem conquistou dois de seus três títulos mundiais, e foi assim que tudo começou.

Depois de Yasmin, Andy se tornou a principal referência e companhia de Medina sem a família por perto. A história de vida de seu novo treinador, inclusive, fez o surfista de Maresias ficar com os olhos marejados durante uma entrevista para o documentário.

Andy começou a surfar ainda pequeno, e encontrou no esporte uma forma de se manter alheio aos problemas que encontrava em casa com o pai alcoólatra. Já competindo profissionalmente, o australiano se envolveu em uma briga em 2004 e levou um soco que o fez perder a audição completamente.

Andy conseguiu um implante de cóclea através de uma vaquinha feita por astros como Kelly Slater e Mick Fanning e recuperou parte da audição, mas viu a carreira de surfista ficar comprometida. Com isso, mergulhou fundo na carreira de técnico e hoje é um dos profissionais mais renomados do esporte.

"A história de vida do Andy é incrível. Ele se superou. Ele teve de acreditar, precisou ser forte, e não sei...", disse, já emocionado. "Eu sinto que preciso fazer o mesmo. E por isso que quero contar com a ajuda dele", completou, com os olhos cheios de lágrima.

Italo, Filipinho e Tati também em destaque

Italo Ferreira em momento de fúria após derrota no Circuito Mundial de Surfe - Reprodução/Make or Break/Apple TV+ - Reprodução/Make or Break/Apple TV+
Italo Ferreira em momento de fúria após derrota no Circuito Mundial de Surfe
Imagem: Reprodução/Make or Break/Apple TV+

Gabriel Medina não é o único brasileiro em destaque no Make or Break. Italo Ferreira, Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb também foram contemplados com momentos de destaque no documentário da WSL.

Italo, por exemplo, tem exposto tanto o seu lado brincalhão como seu lado competitivo. O documentário revela, por exemplo, um momento de fúria do campeão olímpico após perder uma bateria polêmica para Conner Coffin em Marrabeen, na Austrália.

"É revoltante. Quando o adversário ganha porque realmente foi bom, ok, vamos pra próxima, mas quando você faz o que tem que fazer e perde, e é uma oportunidade grande de você vencer novamente, isso me deixa com muita raiva", diz Italo.

De Filipinho, o documentário explora a sua busca pelo ainda inédito título e a sua luta diária contra a depressão. Geralmente acompanhado da mulher, dos filhos e do pai e ex-surfista Ricardo Toledo, o local de Ubatuba tem a família como principal suporte.

"O maior problema dele está na mente. Quando ele está com a cabeça boa, ele pode vencer qualquer um", diz Ricardo Toledo.

"Perder é um saco. É algo que me machuca", diz Filipe. "Tem toda pressão dos juízes, patrocinadores, sua família, amigos, fãs. Se eu levar isso para o lado errado, me afeta dentro da água", conta o surfista.

Vem mais por aí

A série da WSL conta com sete episódios, um deles dedicado exclusivamente à Brazilian Storm e que mostra o grau de competitividade dos surfistas brasileiros, em especial de Medina, Italo e Filipinho. "Eles querem ganhar mais do que qualquer coisa", diz havaiano John John Florence.

A volta por cima de Tyler Wright, a busca pelo octa de Stephanie Gilmore, os bastidores que levaram a etapa feminina no Havaí à Pipeline pela primeira vez após um ataque de tubarão e a final entre John John e Medina em Pipeline, no começo da temporada 2021, são outros temas abordados no documentário.

A série Make or Break foi renovada para sua segunda temporada, com a produção já acontecendo durante a atual temporada da competição.