Topo

Simone Biles é eleita uma das personalidades do ano pela revista People

Simone Biles na final da trave das Olimpíadas de Tóquio - Laurence Griffiths/Getty Images
Simone Biles na final da trave das Olimpíadas de Tóquio Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/12/2021 20h35

Simone Biles foi eleita uma das personalidades do ano pela revista People. A publicação norte-americana divulgou hoje (1) que a ginasta vai ser homenageada em uma capa nas próximas edições.

"A campeã olímpica que priorizou a saúde mental e se tornou mais que uma atleta" definiu a publicação.

A revista destacou o papel de Biles ao trazer à tona o importante debate sobre saúde mental no esporte durante as Olimpíadas de Tóquio. A ginasta abriu mão de disputar quatro de cinco finais olímpicas no Japão após sofrer com "twisties" —uma espécie de bloqueio que causa uma falta de "sintonia" entre corpo e mente.

Além disso, Biles foi uma das das porta-vozes do processo judicial contra Larry Nasser, ex-médico da seleção norte-americana de ginástica artística acusado de abusos físicos, sexuais e morais contra atletas.

A revista People homenageou também a atriz e produtora Sandra Oh, da série Grey's Anatomy, que ajudou no combate aos crimes de ódio xenofóbicos contra asiáticos, a cantora Dolly Parton, que auxiliou na doação de US$ 1 milhão para a pesquisa da vacina contra a covid-19 e na doação de mais de 160 milhões de livros para crianças necessitadas, e a professora Juliana Urtubey, que representou os profissionais de educação dos EUA.

Em setembro, Simone Biles já havia sido apontada como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2021 pela revista Time. A ginasta integrou a lista ao lado de outros cinco esportistas: a tenista Naomi Osaka, o jogador de beisebol Shohei Ohtani, a ginasta Sunisa Lee, Tom Brady, astro da NFL, e a velocista Allyson Felix.