Topo

Erik Cardoso vence 100m em 10s01, segundo melhor tempo de um brasileiro

Erik Felipe Cardoso, velocista brasileiro, durante o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23 - Wagner Carmo/CBAt
Erik Felipe Cardoso, velocista brasileiro, durante o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23 Imagem: Wagner Carmo/CBAt

Colaboração para o UOL, em São Pulo

04/09/2021 17h11

O atleta Erik Felipe Cardoso correu 100m em 10.01 segundos e venceu a categoria nesse sábado (4), no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23. Com esse tempo, ele conquistou a segunda melhor marca nessa prova da América do Sul. Robson Caetano bateu o recorde sulamericano em 1988, quando correu 100 em 10 segundos.

Um dos grandes fatores para o bom resultado de Erik foi a natureza. Durante a prova, o vento estava a favor dos corredores e com velocidade média de 2,0 m/s.

"Não imaginei que fosse sair esses 10 segundos baixo. Deus me surpreendeu. Foi uma surpresa realmente", disse ele após a vitória.

Atleta do Sesi (SP), Erik já tinha a melhor marca de um brasileiro nos 100m com 10s30, e melhorou consideravelmente sua marca pessoal nesse primeiro dia de Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23.

Atualmente, Erik também é um dos mais rápidos nos 200m, categoria que ocupa a terceira colocação. Para Darci Ferreira, treinador do atleta, ele tem potencial para correr mais rápido que dez segundos.

"O Erik é um atleta para correr sub-10. Acreditamos muito no potencial dele e o resultado de agora só consolida o apoio que temos do SESI no nosso dia a dia. Essa marca dele é fruto do trabalho de anos. Nós acreditamos no dia a dia de cada atleta e de cada profissional que trabalha com ele", disse Darci.

Natural de Piracicaba, em São Paulo, o velocista tem 21 anos e já desponta como um grande nome do atletismo brasileiro. Em 2019, com apenas 19 anos, participou do Sulamericano Adulto de Lima, onde integrou a equipe titular do revezamento 4x100 m. O Brasil faturou a prata naquele ano.

O Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23 serve como classificatório para o Sulamericano da categoria, que será disputado mês que vem em Georgetown.