Topo

Campeões de surfe estrelam filme de amor ao mar em meio à pandemia

Suelen Naraisa, bicampeã brasileira de surfe, uma das estrelas do curta "Fé Salgada" - Bia Pinho
Suelen Naraisa, bicampeã brasileira de surfe, uma das estrelas do curta "Fé Salgada" Imagem: Bia Pinho

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

20/06/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Curta "Fé Salgada" estreia hoje no YouTube e retrata a saudade do mar
  • Pandemia e a distância do oceano foram inspiração para o documentário
  • Campeões brasileiros Renato Galvão e Suelen Naraisa participam do curta

A impossibilidade de se fazer o que ama certamente atingiu muita gente, cada um à sua maneira, desde o início da pandemia. Ficar distante de alguém ou de algum lugar fez-se necessário, e foi esse sentimento que inspirou o curta que está sendo lançado hoje (20): "Fé Salgada", um documentário filmado em Ubatuba (SP) que retrata de maneira profunda, em pouco mais de sete minutos, a saudade do mar (confira o trailer mais abaixo).

O elenco é composto por nomes de peso do litoral norte paulista, como os surfistas bicampeões brasileiros Renato Galvão e Suelen Naraisa, além de Wesley Leite, que desde 2014 disputa o WQS, divisão de acesso do surfe mundial.

"Pra mim a natureza, em geral, é Deus. Com toda essa bagunça, não poder ter essa conexão com Deus foi muito difícil porque parecia que eu estava morrendo aos poucos. Era como se fosse um passarinho dentro de uma gaiola. A fé salgada é a fé que você tem que ter de que tudo isso vai passar, que vamos poder salgar o resto da vida nesse oceano maravilhoso, que é o que nos move", disse Wesley.

Surfista Renato Galvão, campeão brasileiro - Bia Pinho - Bia Pinho
Bicampeão brasileiro Renato Galvão
Imagem: Bia Pinho

O curta, que é um lançamento da produtora Violeta, é uma espécie de carta ao mar que tem como tema principal o amor incondicional à água salgada — e a falta que ela faz. O projeto, que contou com Bia Pinho e Victoria Zolli, como diretoras, e Giulia Perrone, como diretora criativa, não demorou a cativar os surfistas.

"Quando recebi o convite pra participar desse projeto fiquei um pouco insegura porque sai um pouco do que estou acostumada a fazer, que é muito dentro do mar. Quando parei pra analisar, vi o quão sensível era a proposta e quanto engajadas estavam as meninas e aceitei. É realmente mais sensível do que as pessoas estão acostumadas a ver [neste meio]. Revela muito do meu interior", acrescenta Suelen Naraisa.

A estreia, aliás, não poderia acontecer em melhor hora: 20 de junho, uma das datas em que é comemorado o Dia Mundial do Surfe.

A gente estava proibido de surfar e mergulhar no mar, óbvio, que por um bem maior, para a proteção de todos. Essa angústia precisava ser colocada pra fora. Muitas pessoas vão se reconhecer nessa oração que a gente criou, porque o sentimento de angústia foi universal."
Giulia Perrone, diretora criativa

Fé Salgada ilustra o surfe como fé e como arte. Eu acho que nunca conheci um surfista que não acredita em Deus."
Bia Pinho, diretora

O curta, de pouco mais de 7 minutos de duração, estará disponível às 20h30 de hoje (20), no canal do Fé Salgada no YouTube. A partir de setembro, ele também poderá ser conferido no Canal Off.

Surfista Giulia Ávila em Ubatuba (SP) - Divulgação - Divulgação
Frame do curta: Giulia Ávila e a alegria de estar em pleno contato com a água salgada
Imagem: Divulgação