Topo

O skatista que percorreu 4 mil km na Austrália durante a pandemia

Australiano Tom Drury andou quatro mil quilômetros de skate durante a pandemia - Reprodução
Australiano Tom Drury andou quatro mil quilômetros de skate durante a pandemia Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/04/2021 04h00

Qual é a melhor forma de atravessar um país? Para Tom Drury, a resposta é em cima de um skate. Ele atravessou a costa australiana somente com a ajuda de quatro rodinhas durante a pandemia do coronavírus.

A tarefa, como é de se imaginar, não foi simples. Ele precisou percorrer mais de quatro mil quilômetros para completar o percurso — de Melbourne até Cairns. A aventura teve início em novembro do ano passado.

"Durante a pandemia, eu estava ficando com um pouco de febre de cabine (sensação de claustrofobia ao ficar longos períodos em isolamento). Comecei a andar de skate por distâncias mais longas só para clarear um pouco a cabeça. Não sei, estava apenas procurando uma aventura", disse Tom em uma entrevista à CNN.

"Sou da zona rural da Austrália e nunca tinha visto nada na costa antes. Portanto, foi uma experiência nova para mim", acrescentou.

A jornada trouxe algumas situações inusitadas. Além do calor e dificuldades previstas no percurso, o skatista precisou lidar com outras adversidades. Duas vezes ele caiu do skate e em quatro ocasiões precisou desviar de cobras que apareceram no trajeto.

Tom calcula que percorreu em média 70 quilômetros por dia em cima do skate. Em uma ocasião, ele chegou a completar 115 quilômetros ao longo de 15 horas.

"Eu estava com náuseas, meu corpo e minha mente estavam tão estressados que comecei a chorar. Deitei na grama e tomei um gole d'água, pensando no que estava fazendo e se deveria continuar", contou.

"No final daquele dia, aquela cerveja nunca foi tão doce", acrescentou.

A viagem também se mostrou uma boa forma de Drury fazer novas amizades. Ele conta que contou com a ajuda de 30 estranhos para ter onde dormir durante o percurso. Hoje, considera todos como amigos.

"Minha saúde mental nunca melhorou desde que comecei esta viagem, estou me sentindo muito bem e me sentindo muito em contato com a natureza e também com as pessoas em geral", avaliou.

Não é só aventura

Engana-se, porém, quem pensa que a viagem de Tom foi apenas motivada pelo espírito aventureiro. Ele se dispôs a arrecadar dinheiro para construir a primeira pista de skate em Laos. Segundo o skatista, o país é o único do Sudeste Asiático sem um local para a prática da modalidade.

Ele iniciou uma campanha no "GoFundMe" e quase uma semana antes de chegar a Cairn, seu destino final, a meta de 25 mil dólares australianos (R$ 105,9 mil na cotação atual) já havia sido concluída.

Embora a façanha de Drury pareça ser sem precedentes até hoje, ele não se importa com a marca. Para ele, a contribuição para ajudar a promover o mundo do skate já é suficiente.

"Não estarei no Livro dos Recordes. Para ser honesto, eu realmente não me importo com meu nome no livro", disse.

"Eu definitivamente tenho o respeito no mundo do skate, então estou muito feliz com isso", finalizou.