PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Felipe Neto é criticado por manobra ilegal em jogo de xadrez e se justifica

Youtuber pediu desculpas por sistema em plataforma, que afirmou usar para aprendizado - Reprodução/ Instagram
Youtuber pediu desculpas por sistema em plataforma, que afirmou usar para aprendizado Imagem: Reprodução/ Instagram

Do UOL, em São Paulo

28/02/2021 12h06

O youtuber Felipe Neto teve a conta suspensa na plataforma Chess após usar uma técnica ilegal. Hoje, nas redes sociais, ele reconheceu a manobra e se justificou.

Na última quinta-feira (25), Felipe divulgou imagens de uma partida e comemorou a vitória.

"Vocês vão me desculpar, mas eu dei um mate em um turco agora em dois minutos e só precisei tomar um peão. Fiquei orgulhoso", relatou.

No entanto, ele foi denunciado no site - em tese, por utilizar robôs para fazer jogadas, o que é proibido. A conta dele na plataforma então foi tirada do ar.

Hoje, em uma sequência de postagens no Twitter, Felipe Neto reconheceu que usou "uma técnica ilegal para aprender" e pediu desculpas.

"Eu nunca usei essa tal engine. Eu não sei instalar coisas do tipo. Nunca usei robô, bot, seja o que for. O xadrez para mim é um hobby, algo que eu amo fazer, mas não tenho absolutamente nada a ganhar com ele. Vencer ou perder partidas não me traz nada. Absolutamente nada", escreveu.

"Contudo, eu cometi um erro, muito mais por ingenuidade do que por má intenção. Um cara me convenceu que a melhor forma de aprender era jogar partidas compartilhando minha tela com ele. Ele, então, me orientava a cada jogada para ver qual seria o melhor movimento. Ele não me dava o melhor movimento, mas me fazia chegar nele, refletindo, pensando junto, etc. Eu, sincera e honestamente do fundo do coração, achei que não era nada demais. Eu estava ali tentando aprender, não para 'roubar'. E isso aconteceu pouquíssimas vezes", acrescentou.

"Nunca pensei que essa técnica de aprendizado pudesse prejudicar alguém. Não vou me fazer de idiota, eu sabia que a pessoa contra quem eu jogava acabava ficando numa situação injusta, mas eu pensava 'pô, eu estou só refletindo para chegar na melhor jogada, é estudo'. Não, foi errado."

Felipe Neto ainda direcionou críticas à pessoa mencionada antes que o convenceu a compartilhar a tela para aprender a jogar xadrez.

"Esse babaca que me deu essas 'aulas' provavelmente entende, sim, muito de xadrez, mas usava bot para saber o que me ensinar. Enfim, uma treta idiota e já cortei esse cidadão da minha vida."

Passados três dias da postagem inicial, Felipe Neto decidiu se manifestar para pedir desculpas.

"Eu não falei antes por dois motivos. Primeiro, porque quando percebi o quão errado tinha sido, quis preservar meu professor oficial de xadrez, que não teve nada a ver com isso. Eu não quis envergonhá-lo e à sua esposa que eu gosto tanto. Usei uma técnica ilegal pra aprender, por ser burro", alegou.

"Segundo, eu fiquei com vergonha. Mano, eu nem sabia que o (site) Chess guardava as partidas para os outros verem. Eu sou muito asno com essas coisas, até por isso podem ter certeza que nunca usei 'robô'. Era Skype e era 'aula'. Eu achava que estava estudando e isso justificava."

Esporte