Topo

Jornalista que se demitiu ao vivo na Globo luta por emprego um ano depois

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

11/09/2020 04h00

Em fevereiro de 2019, o jornalista Kaio Cézar pediu demissão da TV Verdes Mares - afiliada do Grupo Globo - ao vivo, enquanto apresentava o Globo Esporte Ceará. Hoje, mais de um ano após o ocorrido, o profissional luta na justiça pela rescisão contratual e ainda busca um emprego estável na área da comunicação.

"Venho trabalhando nas redes sociais. Estava numa web rádio e agora tenho uma parceria com a Rádio Clube aqui de Fortaleza. E graças a Deus, tenho tido oportunidades como freelancer fora do estado. Além disso, eu, minha esposa e meu sogro estamos com uma marmitaria", contou Kaio em entrevista ao UOL Esporte.

No início do mês, em uma publicação em sua conta no Instagram, o jornalista declarou que tem enfrentado dificuldades para encontrar um emprego estável na área da comunicação e se sente prejudicado pelo Sistema Verdes Mares. Kaio e a emissora afiliada do Grupo Globo travam uma batalha judicial pela oficialização da demissão do profissional.

"Recentemente uma empresa nos procurou - eu e minha esposa - para apresentarmos sorteios de loteria na TV Diário, em horário arrendado. Lamentavelmente, depois de acertados horários e salários, a diretoria do SVM barrou nossos nomes. Isso por si já justifica minha indignação, porque só deixa claro a que nível eles chegam para constranger e intimidar. E não foi a primeira vez", afirmou Kaio em entrevista ao UOL Esporte.

"Assim que saí do SVM, uma outra emissora de TV daqui nos procurou. Acertou salários, dia de estreia, inclusive estavam animados e já preparando divulgação. Dias depois eles recuaram", acrescentou o também narrador.

De acordo com Kaio, logo após o pedido de demissão ao vivo, a emissora o procurou para a assinatura de rescisão contratual. Apesar disso, o jornalista afirma que esperava uma conversa com o dono da empresa, Edson Queiroz Neto, prometida pelo próprio grupo.

"Eles chegaram a me procurar no mesmo dia, mandaram uma pessoa na minha casa. Disseram que o senhor Edson estava preocupado comigo. Minha intenção era oficializar minha saída numa boa, mas deixando claro o que me levou àquele ponto. Para minha surpresa, poucos dias depois eles me mandaram uma carta para eu assinar meu pedido de demissão e nada da conversa", declarou Kaio, que decidiu entrar com o processo na Justiça.

No processo protocolado em 16 de março de 2019, que hoje corre em segredo de justiça, Kaio cobra R$ 3.873.399,10 do Sistema Verdes Mares, contando todos os valores de salário, diárias e pagamentos que deixou de receber, além de indenizações por dano moral, material e existencial.

A reportagem entrou em contato com o Sistema Verdes Mares, mas a emissora preferiu não se posicionar e afirmou "desconhecer os fatos nos quais Kaio se refere".