Topo

Mauro na Fox? Benja na ESPN? Como será o "intercâmbio" entre os canais

Jornalista Mauro Cezar Pereira, blogueiro do UOL e comentarista dos canais ESPN - Lucas Lima/UOL
Jornalista Mauro Cezar Pereira, blogueiro do UOL e comentarista dos canais ESPN Imagem: Lucas Lima/UOL

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

13/06/2020 04h00

Nas próximas semanas, seguindo um planejamento já previsto pela Disney desde o início de maio, profissionais da ESPN e do Fox Sports vão começar a transitar entre todos os programas e transmissões esportivas das duas emissoras. O fato foi comunicado pela empresa na última quarta-feira (10) em reunião com o equipe, mas ainda não há data para começar.

A reportagem do UOL Esporte apurou que a Disney pretende respeitar a linha editorial dos programas de seus dois canais esportivos. As participações dos jornalistas e ex-jogadores serão normalmente encaixadas em atrações que tenham a ver com o que é discutido, com o intuito de agregar valor ao tema proposto naquela ocasião.

Ou seja, não teremos, por exemplo, o comentarista Mauro Cezar Pereira, da ESPN, no "Fox Sports Rádio", ou o apresentador Benjamin Back, do Fox Sports, no "Linha de Passe". Mauro, se fosse o caso, participaria de um programa com uma linha mais séria do canal Fox, como o "Expediente Futebol". Já Benja teria lugar no "BB Debate", que fala de futebol de forma mais descontraída.

A decisão também vale para as transmissões das ligas de futebol da Europa, como o Campeonato Espanhol e o Alemão, que estão retornando aos poucos após a pausa forçada pela pandemia do novo coronavírus. O mesmo critério inclui o possível retorno da Copa Libertadores da América, caso sua edição deste ano ainda seja disputada.

Um exemplo: o comentarista Rodrigo Bueno, que comentou por anos o Campeonato Inglês quando ele era transmitido no Fox Sports, pode pintar em uma partida feita pela ESPN Brasil. Já Gerd Wenzel, principal nome quando se fala em Campeonato Alemão no Brasil, poderá comentar um jogo da liga no canal irmão, se a situação pedir.

Tal medida é considerada mais um esforço da Disney em transformar ESPN Brasil e Fox Sports em um núcleo só. Outro exemplo recente disto foi a decisão de última hora da empresa em escalar partidas do Campeonato Espanhol no Fox Sports — inicialmente, as partidas continuariam somente na ESPN e no Fox Premium, como era antes da paralisação pela Covid-19.

Outros esforços nesse sentido foram definidos no decorrer dos últimos dias. A Disney definiu que o Fox Sports vai transmitir partidas do Campeonato Inglês, principal competição em audiência da ESPN Brasil. Por rodada, a empresa tem direito a oito jogos — os outros dois da rodada de dez partidas foram sublicenciados ao DAZN.