Topo

Pan 2019

Brasil coloca seus principais favoritos à prova nesta terça no Pan de Lima

Arthur Zanetti comemora após bela apresenação nas argolas pelo Pan de Lima-2019 - LUIS ROBAYO / AFP
Arthur Zanetti comemora após bela apresenação nas argolas pelo Pan de Lima-2019 Imagem: LUIS ROBAYO / AFP

Demétrio Vecchioli

Do UOL, em Lima (Peru)

30/07/2019 10h19

Os três maiores favoritismos do Brasil nos Jogos Pan-Americanos serão testados nesta terça-feira em Lima. Por volta das 19 horas (de Brasília), tanto Arthur Zanetti disputa a final das argolas na ginástica artística quanto Fernando Saraiva se apresenta na categoria peso pesado do levantamento de peso. Os dois são dominantes regionalmente e só perdem se falharem. Fazendo o que estão acostumados, ganham ouro.

Depois, às 22h30, é a vez da seleção feminina de handebol. O time é o atual pentacampeão do Pan e não perde nos Jogos desde 1995. A equipe do técnico Jorge Dueñas joga a final contra a Argentina, como de costume, em partida que vale não apenas o ouro, mas também a classificação para os Jogos Olímpicos.

Na ginástica artística, onde o Brasil já ganhou duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, são distribuídas outras 15 medalhas, em cinco finais por aparelhos. Pela ordem, a partir das 15h: solo (o Brasil tem Zanetti e Arthur Nory), cavalo com alças (Chico Barretto), salto feminino (sem brasileiras), argolas (Zanetti e Caio Souza) e barras assimétricas (Carolyne Pedro e Lorrane Oliveira).

Fernando Silveira, do tiro, terminou a primeira etapa da fase de classificação da fossa olímpica na segunda colocação e tem boas chances de medalha. No pentatlo moderno, o revezamento misto é candidato a medalha. Ontem, o feminino foi bronze e o masculino terminou em quarto.

A 180 quilômetros de Lima, na Albufeira Medio Mundo, serão disputadas quatro finais da canoagem velocidade. O Brasil está em três delas, a partir das 12h, com Veldenice Nascimento (C1 200m), Edson Souta (K1 200m) e Ana Paula Vergutz (K1 200m). O Brasil ganhou três medalhas por enquanto e não vai nem chegar perto das nove do Pan passado.

O boxe, por outro lado, já tem seis medalhas garantidas, depois de só ganhar duas em Toronto. São seis brasileiros nas semifinais, com ao menos o bronze assegurado. Mas eles querem mais. Nesta terça, todos chegar às finais: Keno Marley, Abner Teixeira, Jucielen Romeu, Hebert Conceição, Bia Ferreira e Flávia Figueiredo. De todos, só os dois primeiros não têm norte-americanos pela frente - lutam contra um mexicano e um cubano, respectivamente.

A terça-feira também será dia de finais no vôlei de praia, mas sem as duplas brasileiras. Angela e Carol Horta têm que se contentar com a disputa pelo bronze contra a dupla de Cuba, a partir das 14h30. Thiago e Oscar, mais cedo, jogam pelo sétimo lugar.