Topo

Pan 2019

Zanetti e motivação: "Pensei que tinha conseguido tudo. Motivar para quê?"

Arthur Zanetti, campeão olímpico em Londres-2012, ficou com a prata no Rio - Lucas Lima / UOL
Arthur Zanetti, campeão olímpico em Londres-2012, ficou com a prata no Rio Imagem: Lucas Lima / UOL

Karla Torralba

Do UOL, em Lima (Peru)

25/07/2019 04h00

Como se motivar quando você é o único na história do seu país que já conquistou o ouro olímpico de sua modalidade? Arthur Zanetti é esse personagem na ginástica artística. Medalhista de ouro na Olimpíada de Londres, prata no Rio de Janeiro, campeão mundial, sul-americano e pan-americano, o ginasta paulista precisou buscar muito para encontrar desafios e trabalhar a mente para se manter motivado após tantas vitórias.

Em conversa com o UOL Esporte antes do início dos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), o fenômeno das argolas admitiu que precisou repensar após 2016. "Eu já pensei que consegui tudo e depois que consegui pensei: 'vou me motivar para quê'? Dá uma desmotivada. Mas você pode colocar outro motivo por cima, porque a ginastica é maravilhosa. Em 2017 foi por isso que eu dei uma caída, não tinha um objetivo concreto, eu fui reformulando".

"A gente conversa bastante com psicóloga e naquele momento eu conversei com ela. Mas quem cria o objetivo é o atleta. É uma coisa mais pessoal. Eu simplesmente esqueço que sou medalhista olímpico e mundial na hora da prova e acho que tenho que fazer uma boa prova", explicou.

Com o ouro e a prata olímpicas nas argolas, Zanetti quer mais em Tóquio, que pode ser sua última Olimpíada. "Estou quase traçando o fim. Minha motivação é a ginástica e é claro que conseguir mais uma medalha em Olimpíada está sendo minha motivação no momento. Não faltam resultados, mas quero fazer a dobradinha", ressaltou.

zanetti - Wander Roberto/COB - Wander Roberto/COB
Zanetti em treinamento para o Pan de Lima
Imagem: Wander Roberto/COB
Antes de Tóquio, Arthur Zanetti também quer ser ainda melhor além das argolas. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, o ginasta pensa até mesmo em beliscar uma medalha em outra prova, o solo.

"Medalha eu não sei, mas brigo por uma final no solo. Pelo que vi nos campeonatos nacionais, no solo fui bem. Até internacionalmente foi uma nota legal. Espero poder repetir e conseguir uma final no Pan. Depois, na final tudo pode acontecer. Minha série tem um nível técnico legal. Eu me cobrei para isso. Não é pensando em medalha, mas me cobrei pensando em conseguir tirar uma melhor nota para ajudar a equipe, levar o Brasil para cima".

A ginástica artística masculina estreia nos Jogos Pan-Americanos de Lima no domingo (28), quando busca a medalha por equipes.